Este encontro de reveste de muito simbolismo e dignidade. A Mestra e o seu discípulo! Especialmente no momento em que observamos no último teste internacional de educação (o Pisa) e o IDEB divulgado na terça-feira, que tratam dos déficits de leitura nas escolas.
Três lições parecem muito claras:
1) As crianças devem chegar mais cedo ao equipamento escolar (a partir dos 4 anos) e ter o contato continuado com recursos de leitura, especialmente os livros didáticos e para-didáticos).
2) "Tudo é linguagem", de forma que todas as disciplinas na escola devem trabalhar fortemente com textos escritos (inclusive as exatas como a Matemática que comunica seus problemas por meio de textos e a sua interpretação).
3) É necessário fortalecer as rotinas escolares e ampliar o tempo de permanência dos estudantes em atividades desafiadoras na escola.
Parabéns ao acadêmico Fernando Ferraz pela sua contribuição ao processo de letramento nas nossas escolas!
A APAL está de parabéns pela iniciativa de promover o acesso do nosso povo aos livros!!!
Danilo Melo
16.08.24
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.