Sobre os atos criminosos que se denuncia no litoral do Piauí, como a reportagem de Carlo Madero, da Folha, das milícias que invadem terras, o jornalista André Pessoa faz relatos surpreendentes.
“Fiz uma grande reportagem sobre o tema para Rolling Stone. O que está acontecendo no litoral do Piauí é a busca por novas rotas de tráfico”.
Litoral estratégico
Diz André: “com o sul e sudeste cada vez mais “controlados”, eles vão expandindo as áreas de ação. O trânsito naval, terrestre e aéreo entre Bolívia, Paraguai e Peru via centro-oeste e norte, passando pelas bordas da Amazônia, virou a grande rota. O litoral do Piauí é muito estratégico. Fica entre dois grandes portos – São Luís e Fortaleza – , com fiscalização complementamente diferente dos grandes centros”.
Ilha violenta
“A violência nas cidades da região é resíduo desses grandes organismos que vão se estabelecendo como milícias. No município de Ilha Grande (um dos menores do Piauí e o mais violento de todo estado), ouvimos histórias de crianças com 13, 14 anos que choravam pedindo ao líder do bando para matar um inimigo e, com isso, ser aceito na organização”, conclui o jornalista. Pior que o Estado polícia sabe de tudo isso. (Portalaz)
Relatos de André Pessoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.