Professor Dr. Geraldo Pedro da Costa Filho publica artigo O Paradigma da Complexidade na Biologia Escolar, como capítulo no livro Educação no Cotexto Contemporâneo, v. 3, p. 121- 137. O artigo relata experiência em sala de aula na disciplina de Sociologia, do Curso de Licenciatura de Biologia, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, na qual se aborda o tema da evolução e do comportamento humano numa perspectiva darwiniana, ao mesmo tempo em que considera, de acordo com o paradigma da complexidade de Edgar Morin, as interfaces com outras ciências e perspectivas de conhecimento, em particular a teologia e o mito, na medida que se reconhece que são estratégias heurísticas de explicação e compreensão da experiência humana na sociedade. O objetivo é fornecer para futuros professores de Biologia subsídios para trabalhar temas difíceis com adolescentes/jovens de varias origens sociais e religiosas, sem abandonar a base cientifica da Biologia, a enriquecendo com outras possibilidades de ver o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.