O número de vítimas de crimes virtuais no Piauí aumentou em 40% este ano, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do estado. Com mais pessoas navegando na internet e uma conectividade mais forte, os criminosos digitais estão encontrando maneiras diversas de localizar suas vítimas. Entre janeiro e abril de 2023, foram registrados 1.057 boletins de ocorrência relacionados a crimes virtuais no Piauí, enquanto no mesmo período deste ano, foram registrados 1.510 boletins, um aumento de 40%.
O delegado Humberto Mácola, titular da Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI), prevê que os crimes virtuais, também conhecidos como crimes cibernéticos, continuarão aumentando nos próximos anos, devido à crescente popularidade da internet e ao aumento da busca por serviços online. Ele destaca o estelionato como um dos crimes mais comuns na internet, observando que os criminosos muitas vezes se passam por pessoas interessadas em relacionamentos para atrair suas vítimas para golpes financeiros.
O delegado destaca ainda que os usuários adotem medidas de segurança digital rigorosas para evitar cair em golpes virtuais. Ele enfatiza a importância da desconfiança e aconselha contra transferências bancárias para pessoas desconhecidas, incentivando as pessoas a conversarem com familiares experientes em tecnologia e buscar ajuda da DRCI para prevenção de crimes virtuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.