Celebrado sempre na segunda quinta-feira do mês de março, o Dia Mundial do Rim é dedicado à conscientização sobre a importância dos rins e à prevenção de doenças renais. Nesse contexto a Dra. Marcela França, médica Nefrologista e membro da Sociedade Brasileira de Nefrologia - Regional Piauí participou de ações educativas em Parnaíba destacando e alertando a população sobre a prevenção das doenças renais e sobre os tratamentos como forma de promover a saúde renal.
Este ano a campanha nacional estimula o exame de creatinina que de acordo com a médica Marcela é um exame de sangue simples, barato e disponível na rede pública. “O tema da campanha desse ano é saúde dos rins e exame de creatinina para todos. Reforçando a importância desse exame básico, que é a creatinina, no diagnóstico das doenças renais. Os rins desempenham um papel crucial no nosso corpo, filtrando o sangue e auxiliando na eliminação de toxinas, mantendo o equilíbrio dos minerais no corpo, regulando a quantidade de água e ativando a vitamina D no organismo, entre outras funções”, reforçou a nefrologista Marcela França.
Prevenção
Como tudo que ocorre com o corpo humano geralmente está ligado ao estilo de vida adotado, com a saúde dos rins não é diferente.
A maioria das doenças que podem resultar no acometimento renal (síndrome metabólica que engloba o diabetes, hipertensão e a obesidade) necessita de uma abordagem de tripé. É preciso agir em três frentes: uma alimentação saudável, sem exageros de proteína (carne), carboidratos e sal. Atividade física para aqueles que têm condições de realizar, pois, qualquer perda discreta de peso já ajuda no bom funcionamento do corpo, e, por fim, o uso de medicações de forma adequada conforme as prescrições médicas.
Ter uma boa ingesta de líquidos por dia (em média 2L/dia) para prevenir cálculos renais e infecções urinárias. A recorrência dessas doenças citadas deve levar o paciente a procurar um nefrologista para uma investigação adequada. Recomenda-se também que os homens mantenham consultas anuais com um urologista para prevenir que a hiperplasia prostática vá fechando a uretra e danificando os rins. Por fim, é aconselhado evitar o uso abusivo de anti-inflamatórios, já que seu consumo frequente ou em doses elevadas pode causar danos renais graves.
Além de estar ciente das doenças renais e de suas opções de tratamento, é fundamental que a pessoa adote hábitos saudáveis para garantir a saúde do corpo e, consequentemente, dos rins. Manter uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, e pobre em sal e gorduras saturadas; praticar exercícios regularmente; evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco; e manter um peso ideal ao seu índice corporal, são medidas importantes para prevenir doenças renais e promover a saúde do cidadão.
A médica, nefrologista, Marcela França atende no ambulatório de especialidades do Hospital Marques Basto. Para mais informações ligar (86) 3315 7000 ou (86) 331 7001.
Ascom: HMB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.