Final do Piauiense de 1992: Paysandu 0 x 1 4 de Julho, em Piripiri!
Assista ao vídeo:
O Paysandu Esporte Clube foi fundado no dia 12 de agosto de 1928, no bairro de São José, em Parnaiba (PI), pelos irmãos paraenses Cauby, Moacyr e Paracy Negreiros, que nos primeiros anos formaram literalmente a defesa do clube. Cauby era o goleiro, enquanto Moacyr e Paracy eram os zagueiros.
Por quase 60 anos o clube jogou apenas os bons campeonatos da cidade que eram disputados no saudoso Estádio Petrônio Portela, originalmente batizado de Estádio Internacional por possuir arquitetura semelhante aos estádios ingleses. O campo de treinamento do Paysandu era na Rua Coelho Rodrigues. Ficou conhecido também pelo apelido carinhoso dado pelos torcedores do bairro: Brasinha.
O Paysandu conquistou apenas um campeonato da Liga Sportiva Parnahybana, em 1936. Era um campeonato muito acirrado, já que tinha grandes concorrentes como Flamengo, Internacional, Artístico, Belga, Ferroviário e especialmente o Parnahyba Sport Club, que fazia com o Paysandu o maior clássico da cidade, o famoso PAPAY.
O alvirrubro do São José estreou no Campeonato Piauiense da primeira divisão em 1988. Passou a mandar seus jogos no estádio Verdinho, de propriedade da FIEPI, a Federação das Indústrias do estado do Piauí. O confronto com o Parnahyba chegaria finalmente ao período de futebol profissional no estado.
A melhor classificação do Brasinha foi no estadual de 1992, quando ficou com o vice-campeonato. Naquele ano houve as ausências de River, Flamengo e Piauí (Tiradentes e Auto Esporte foram os representantes de Teresina). O Paysandu conquistou o segundo turno, após a disputa por pênaltis contra o 4 de Julho.
A PASSAGEM DE IARLEY PELO PAYSANDU
Em 1994, o Paysandu adquiriu, por empréstimo ao Ferroviário do Ceará, o jovem atacante Iarley para a disputa da fase final do Campeonato Piauiense. Iarley havia sido o principal destaque do Ferrão na conquista do Campeonato Cearense Sub-20.
Após a sua passagem pelo Brasinha, Iarley jogou o Campeonato Cearense de 1995 pelo Quixadá e foi para a Europa. Em 2003, jogou no Paysandu “mais famoso” e ficou conhecido internacionalmente ao marcar o gol da vitória do Papão contra o Boca Juniors em plena La Bombonera.
jogaria ainda pelo Boca Juniors e Internacional (RS), em ambos foi ídolo e campeão mundial. Contudo, bem antes da fama, já havia jogado no Internacional, antigo nome do estádio Petrônio Portela, pelo Paysandu.
A última participação do Paysandu foi no Campeonato Piauiense de 2000, ficando em 9º lugar, a frente apenas do Piauí na classificação geral. O último PAPAY ocorreu no dia 22 de junho de 2000, quando o Parnahyba venceu o Paysandu por 5 a 3. A maior vitória do Brasinha no clássico foi 4 a 1 no dia 12 de Junho de 1999 pelo campeonato estadual.
O Paysandu afastou-se do profissionalismo em 2001 e, desde então, mantém-se inativo. Atualmente, a cidade conta apenas com o Parnahyba na primeira divisão.
Texto: Leandro Paulo Bernardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.