Barra Grande é um vilarejo de Cajueiro da Praia. (Fotos: Secretaria de Turismo do Piauí).
Um dos destinos mais procurados do Piauí nas férias é Barra Grande, povoado de Cajueiro da Praia, no litoral distante a 360 km de Teresina. O vilarejo foi o local escolhido pelo empresário e influencer Enzo Celulari, filho dos atores Edson Celulari e Cláudia Raia, para passar o réveillon neste fim de semana. Mas, o que fazer em Barra Grande no Piauí?
A praia foi eleita um dos melhores destinos do mundo para a prática de Kitesurf e já sediou campeonatos mundiais em suas lindas águas azuis e ventos alísios.
A pacata vila de pescadores viu sua transformação com a chegada das primeiras pousadas, que exploraram o potencial desta área da costa piauiense que tem vento constante, e ótimo para o kitesurf.
Com a chegada de empresários de outras cidades do Piauí, do Sudeste do país e europeus, o vilarejo sofreu uma grande mudança: surgiram pousadas e restaurantes de alto padrão com conceito rústico que buscaram integrar a sofisticação e o ar praiano local.
Na localidade é possível praticar, além do kitesurf, sand up padle (remo em pé) e caiaque, esportes geralmente oferecidos por várias escolas ali instaladas. Muitos esportistas seguem velejando de Barra Grande até as praias de Luís Correia ou até mesmo ao Delta, entretanto, é recomendável contratar o suporte de uma equipe para auxiliar nessa travessia; o serviço está disponível em algumas escolas e pousadas.
Bares e restaurantes funcionam no povoado apresentando ao turista a gastronomia local.
Praias
Barra Grande é um vilarejo de Cajueiro da Praia que também possui outras praias com diversidade de fauna e flora. Lá é famoso pelos peixes-boi e os cavalos-marinhos, que inclusive tem passeio turístico para conhecer (veja mais abaixo).
Na sede do município existem as praias de Cajueiro de Baixo, utilizada bastante por pescadores, onde se pode aproveitar um mar tranquilo e ver a Ilha Dantas, onde é possível chegar a pé.
A praia da Itam localizada mais acima, possui uma areia cheia de conchas e também é propícia ao banho. Entre as duas, seguindo pela orla, existe ainda um carnaubal e a Ponta do Barbaço, à qual possível chegar a pé com a maré baixa, mas é preciso ter cuidado com as pedras. Neste ponto, indo mais distante da costa, há uma região de corais. Ainda é possível fazer um passeio de barco até ao braço do rio Carpino, onde há uma praia deserta.
Cajueiro Rei
A mega árvore surgiu por meio de um processo natural de multiplicação, por meio de clones em um processo chamado de alporquia, que acontece quando seus galhos tocam o chão e, após serem cobertos por terra, fazem nascer novas raízes, mantendo, ainda assim, a ligação com o tronco original. O vegetal se estende por 8.810 m² passando inclusive por propriedades privadas.
Cavalo-Marinho
A Rota do Cavalo-Marinho é um passeio mais tradicional de todos e é realizado nos mangues de Barra Grande, começando pelo igarapé Camboa. Durante o percurso, que dura cerca de duas horas, é possível visualizar o cultivo de ostras realizado pelos nativos, várias espécies de caranguejos, as quatro espécies de mangues (vermelho, branco, preto e de botão), aves migratórias, a garça azul, entre outros, e, claro, o cavalo-marinho. O peixe é muito delicado e se fixa nas proximidades da margem dos rios. Os guias vão capturá-lo, exibi-lo aos turistas e devolvê-lo ao seu habitat. Toda esta região faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Parnaíba.
No município está localizada a sede do Projeto Peixe Boi do Instituto Chico Mendes (ICMBio), que possui auditório e uma sala de ciências com mostras de animais encontrados na região, servindo de base para os estudiosos e para iniciativas de educação ambiental junto à comunidade. Partindo dali é possível realizar uma trilha com guias locais que passam pelo carnaubal, região dos sambaquis, atravessam uma parte de manguezal junto ao mar e chegam à praia da Itam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.