De acordo com um ranking elaborado pela Universidade de Stanford, na Califórnia, Estados Unidos, seis piauienses do corpo docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI) se destacaram entre os cientistas mais influentes do mundo. Ademir Sérgio Ferreira de Araújo, Anderson de Oliveira Lobo, Edson Cavalcanti da Silva Filho, Edvani Curti Muniz, Laécio Santos Cavalcante e Paulo Michel Pinheiro Ferreira estão na lista são de quatro unidades acadêmicas diferentes, sendo três do Centro de Ciências da Natureza, um do Centro de Ciências Agrárias, um do Centro de Tecnologia e um do Centro de Ciências da Saúde.
Entre eles, Ademir Sérgio Ferreira de Araújo é engenheiro agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, doutor pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – USP e Pós-Doutorado em Microbial Ecology na University of California, Davis USA.
Anderson de Oliveira Lobo é professor Titular-Livre do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, graduado em Engenharia Biomédica, doutor em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e pós-doutorado em Bioengenharia na Harvard Medical School e Massachusetts Institute of Technology (Harvard-MIT Health Sciences and Technology).
Já Edson Cavalcanti da Silva Filho possui doutorado em Ciências e dissertação desenvolvida na área de materiais a base de fosfato de cálcio, licenciatura em Química pela UEPB e é Professor Associado IV do Departamento de Química da UFPI, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais (Mestrado e Doutorado) e Química (Mestrado e Doutorado).
Além deles, Edvani Curti Muniz é licenciado em Química pela Universidade Estadual de Maringá, mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais pela UFRGS, Doutor em Ciências (Físico-Química) pela UNICAMP e pós-doutorado pela Université Libre de Bruxelles (ULB), Bélgica e professor Titular Livre efetivo na UFPI.
Por fim, Laécio Santos Cavalcante é licenciado em Química (UESPI) com mestrado em Físico-Química pela UFPI e doutorado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-SP), possui 3 anos de Pós-Doutorado completos pela Universidade Estadual Paulista de Araraquara (UNESP) e Paulo Michel Pinheiro Ferreira, bacharel em Ciências Biológicas e em Farmácia com especialização em Bioquímica Clínica e Biologia Molecular, mestrado e doutorado em Farmacologia (Faculdade de Medicina - UFC) e Pós-Doutor em Oncologia Translacional (Centro de Investigación del Cáncer, Facultad de Medicina, Universidad de Salamanca, España). Professor Associado III da UFPI de Fisiologia Humana e Oncologia, coordena o Laboratório de Cancerologia Experimental e Toxicologia Pré-Clínica (LabCancer) da UFPI desde 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.