Por ora só propaganda
O quadro eleitoral de 2024, mesmo com toda propaganda do Governo, não vem se desenhando bem para os planos de Rafael Fonteles.
Das grandes cidades do Piauí a única em que se pode dizer que o grupo do governo está unido, com um candidato competitivo e com uma conjuntura política favorável é a cidade de Picos, com o deputado Pablo Santos aparentemente favorito.
O sogro apoia
Em Picos, até o momento não há discussões sobre quem será o candidato da base do Governo. Pablo Santos tem apoio inclusive do sogro do governador, o multitarefas Araujinho e as pesquisas apontam uma vantagem consistente na preferência popular.
Os “feitos” de Santos
Só não se sabe se por muito tempo, pois a campanha pode mostrar os “feitos” de Santos quando gerenciou o HGV, num arremedo de Fundação, e agora a sua habilidade em fazer do Turismo uma área onde a preocupação maior é fazer calçamento e estrada vicinal.
Parnaíba: Cenário indefinido
Nos demais “grandes municípios” o cenário não é nada consolidado e pode trazer surpresas desagradáveis.
Em Parnaíba, por exemplo, o que se ouve nas calçadas é que dificilmente o candidato de Mão Santa, embora não se saiba ainda quem será o (a) escolhido, perde a eleição, principalmente pela qualidade do candidato escolhido pelo Governo, Dr. Hélio, que não empolga a militância, não é simpático, teve desempenho risível na última eleição para prefeito e não conseguiu ainda nem sequer o apoio do PT do Governador.
Piripiri: traíram a Jove
Em PiriPiri a base governista rachou, o ex-Prefeito Luis Meneses surge forte com o apoio de PSD e do MDB da dupla Julio César e Georgiano Neto, que nesse movimento trouxe o ex-eterno oposição ao PT Mardem Meneses para o barco governista e isso pode fazer a prefeita Jove ter sérios problemas para se reeleger, pois o Governo não deslocará todas as suas forças para uma única candidatura.
Rafael poderia ter evitado esse problema para Jove.
Campo Maior: base rachada
Em Campo Maior os neo petistas Flávio Pai e Filho se aliaram ao prefeito João Félix que, caso consiga derrubar uma inelegibilidade que tem, pois foi condenado em ação de improbidade administrativa já transitada em julgado, pode ser candidato a reeleição e se trata de alguém que nunca votou em Governador do PT. Embora haja um candidato forte, Paulo Martins, na oposição, do mesmo jeito de PiriPiri o governo vai ver sua base rachada e qualquer vitória pode ser que não realize os anseios de Rafael Fonteles.
Uniao: os problemas de sempre
Em União a candidatura governista não empolga;
O PT se ressente ainda das mal sucedidas gestões passadas que quebraram a hegemonia que existia.
Oeiras: uma confusão só
Em Oeiras não se sabe ainda quem será o candidato. Um dia Dr Marcelo diz que vai, outro dia diz que fica, e ainda lançaram o filho do ex-Deputado Assis Carvalho, que nunca foi nada na política, como candidato, ou seja, está uma confusão só.
São Raimundo: divisão
Em São Raimundo Nonato o senador Marcelo Castro apoia uma candidatura de alguém historicamente ligado à família Ferreira (que nunca votou em PT) e a prefeita Carmelita tenta emplacar um sobrinho que até agora não empolgou em nenhuma pesquisa.
Floriano: disputa acirrada
Em Floriano o deputado Marco Vinicius segue forte na briga, mas em reduto histórico de Joel Rodrigues imagina-se uma disputa acirrada.
Falta o governador Rafael Fonteles ir lá e dizer se quer o descendente de árabe como seu candidato ou escolha outro nome.
Teresina: o bote certeiro
A campanha para a Prefeitura de Teresina segue com o candidato Fabio Novo até melhorando nas pesquisas, mas com o vice governador Themísthocles Sampaio armando um bote certeiro, pois se a candidatura do Médico Paulo Marcio do HU melhorar (e tem muito potencial, pelo que as pesquisas qualitativas tem demonstrado), pode ser ele o fiel da balança em um eventual segundo turno e certamente Teté irá exigir para firmar esse apoio a sua posição de vice na chapa de 2026; isso seria terrível para os planos de Rafael Fonteles que deseja encontrar outra (ou outro) Regina Sousa. Claro, desde que seja do grupo dos chamados Rafa-boys.
Desarticulação total
O certo é que o cenário mostra uma desarticulação política grande mesmo não tendo candidato , além de falta de planejamento e pulso na condução do processo para as eleições de 2024.
Isso está ficando nítido, pois o governador tem passado mais tempo no exterior.
Enquanto isso Themistocles tem ficado a frente do Governo, arquitetado seus planos, que podem se viabilizar, e a política do próximo ano, que já está fervendo, não tem recebido a atenção do Governador tão fissurado no Hidrogênio Verde que pode ver o seu Oxigênio Político diminuir e a sua situação sair de um voo de cruzeiro para um estado de Alerta.
Fonte: Portal AZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.