A Administração Superior da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) reconhece a legitimidade da pauta de reivindicação dos discentes do Curso de Medicina que tem como foco a garantia de cumprimento: I) do que reza a Política Nacional de Saúde, quando afirma que os dispositivos do SUS devem se constituir como dispositivos de ensino, pesquisa, extensão e inovação em saúde; e II) do que afirma a Lei Estadual nº 7.026 de 22 de agosto de 2017 naquilo que se refere a prioridade a ser dada às Instituições de Ensino Superior públicas no desenvolvimento dos processos formativos que acontecem nos dispositivos de saúde do Estado do Piauí.
O cumprimento da legislação em vigor é fundamental para que os estágios profissionais, incluindo o Internato do Curso de Medicina da UFDPar, sejam estruturados dentro de uma rede de saúde com o porte da que tem o município de Parnaíba.
Neste sentido, a reivindicação estudantil se soma aos esforços empreendidos pela atual gestão da UFDPar que desde o final de janeiro do corrente ano, quando assumiu a administração superior, tem buscado: garantir a realização do internato, ampliar os cenários de prática, formalizar as pactuações necessárias e, consequentemente, estruturar e acompanhar os processos formativos em curso.
Para tanto, diálogos permanentes têm sido promovidos com a direção do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde-HEDA (único campo de estágio da UFDPar na rede de atenção a alta complexidade), A Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (SESAPI), Santa Casa de Misericórdia e Hospital Maternidade Marques Basto (ambos hospitais filantrópicos subsidiados pelo SUS), bem como com os demais gestores e dispositivos de saúde da Planície Litorânea.
Essa construção dialógica conta com a participação da administração superior da UFDPar, SESAPI, Coordenação do Curso de Medicina e Comissão de Internato, representação estudantil, trabalhadores da saúde dos municípios e do Estado e com o MEC. Ainda hoje (16.11.2023), ao meio dia, uma reunião acontece em Teresina para tratar da pactuação dos campos de estágio e vagas para o internato, formalização de convênios, entre outras pautas pertinentes ao tema. Dela, participam o Reitor da UFDPar, a SESAPI, Coordenação do HEDA, Coordenação do Curso de Medicina e representante do Centro Acadêmico.
Por fim, reafirmamos nosso compromisso com a formação de excelência e com o fortalecimento da Universidade Pública.
Administração Superior da Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.