Na ultima sexta (03), após a empresa detentora do registro, Biogen Brasil Produtos Farmacêuticos Ltda., comunicar à Anvisa a identificação, no país, da falsificação dos produtos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um alerta aos profissionais de saúde e à população sobre lotes falsificados de dois medicamentos: Tysabri®, utilizado no tratamento da esclerose múltipla, e Ozempic®, usado para tratar pacientes adultos com diabetes tipo 2.
De acordo com o laboratório Biogen, o lote foi produzido apenas para fins institucionais, e não comerciais, e tem características divergentes das constantes no medicamento original, vendido nas farmácias. Para identificar o lote em questão (FF00336), a empresa informa que é necessário observar se há erros de ortografia do endereço da empresa responsável pela importação e distribuição do produto no país, diferença na cor da faixa laranja e azul da embalagem, formatação das letras e ausência da inscrição em braile na embalagem. (Conforme comparado nas imagens)
Já sobre o Ozempic, a Anvisa recebeu comunicado da empresa responsável, a Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda. A empresa denunciou como falso, no mercado brasileiro, o lote LP6F832, que indicaria ser válido até novembro de 2025. Da mesma forma, a Novo Nordisk orienta o consumidor a desconfiar de preços muito baixos, pontos de vendas não tradicionais e atenta que o Ozempic é vendido apenas em canetas pré-preenchidas injetáveis.
A Anvisa orienta que sejam adquiridos medicamentos apenas em estabelecimentos devidamente regularizados, sempre na embalagem completa (dentro da caixa) e com nota fiscal. Em caso de identificação da falsificação, o produto não deve ser utilizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.