Nos últimos dias, várias pessoas em Parnaíba denunciaram nas redes sociais o golpe do novo número. O modo de ação é o mesmo: o criminoso cria um perfil no aplicativo utilizando fotos roubadas de redes sociais ou do próprio WhatsApp e começa a conversar com parentes, amigos ou clientes da vítima com intuito de tirar alguma vantagem financeira.
Os criminosos iniciam o diálogo informando que estão com novo número de telefone e que o anterior (o verdadeiro) deve ser ignorado. A partir deste ponto, pedem dinheiro para a pessoa com a qual está interagindo.
Uma das vítimas, que preferiu não se identificar, informou que seu familiar chegou a interagir com o golpista, mas que logo desconfiou da situação e interrompeu o diálogo.
Em outra situação, uma empresária denunciou que o criminoso tentou manter diálogo com os clientes da sua empresa.
Foi identificado que os números utilizados pelos golpistas têm o DDD 86 e a imagem dos perfis muda constantemente, o que leva a entender que novas tentativas de crime estão em andamento. O telefone com final 9806 consta em uma das denúncias.
Os números dos contatos foram informados à Delegacia Regional de Parnaíba, que deverá assumir as investigações.
Ao perceber que está sendo vítima, é importante informar seus contatos sobre o ocorrido e comunicar o fato à polícia.
É possível registrar a ocorrência de modo online através do link:
Registrar Ocorrência Policial Online (DEVIR) - Governo Federal https://www.gov.br/pt-br/servicos/registrar-ocorrencia-policial-online. Ou dirigir-se à Delegacia Regional de Parnaíba na Rua Francisco Severiano, bairro São Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.