Em um estudo conduzido durante o Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o professor Raimundo Pereira da Silva Néto, da UFDPar, comprovou a relação entre o consumo de melancia e o aumento da dor de cabeça em pacientes com enxaqueca.
A pesquisa trata-se de ensaio clínico intervencionista e investiga o fator de ativação da via L-arginina-óxido nítrico e de deflagração de crises de cefaléia em pacientes com enxaqueca. A pesquisa inédita foi publicada em revistas internacionais como European Neurology, em 2023 de tema, Migraine attacks triggered by ingestion of watermelon (Citrullus lanatus): A source of citrulline activating the L-arginine-nitric oxide pathway; e Postgraduate Medicine, em 2021 com o nome Watermelon and others plant foods that trigger headache in migraine patients, ambas contaram também com a participação do Prof. Luciano da Silva Lopes.
Esse estudo foi idealizado pelo Prof. Silva Néto há mais de seis anos, quando ingressou em seu Doutorado e, durante o estágio de Pós-Doutorado na UFPI , continuou por quase quase dois anos estudando experimental e profundamente o tema no Departamento de Biofísica e Fisiologia da universidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.