Nesta terça-feira (26), após declaração apontada como capacitista, aliados do Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstraram descontentamento com a fala do presidente durante a "Conversa com o Presidente", realizada há poucos dias. A declaração veio no contexto em que o chefe do executivo nacional falava sobre a recuperação de um procedimento cirúrgico realizado no quadril, relacionando o uso de muleta ou andador a algo feio.
“Ele já falou: ‘não vou filmar você de andador’. Então significa que vocês não vão me ver de andador ou de muleta. Vão me ver sempre bonito, como se eu não tivesse sequer operado”, disse Lula durante a live. No contexto, o presidente afirmou que vai trabalhar normalmente, mas que o seu fotógrafo, Ricardo Stuckert, não iria fotografá-lo com andador.
De acordo com alguns militantes, Lula teria replicado pensamentos capacitistas e etaristas. A deputada federal Tábata Amaral também reagiu ao pronunciamento e apontou o erro de Lula.
“A fala de Lula que associa andador e muleta à vergonha e à feiura é equivocada e capacitista. As palavras importam e essa fala, intencional ou não, vai à contramão da luta por inclusão e respeito de milhares de pessoas com deficiência que utilizam equipamentos de acessibilidade”, disse a parlamentar Tábata Amaral (PSB-SP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.