Neste domingo, o Ministério da Saúde enviou uma nota técnica com orientações sobre a circulação da nova subvariante do SARS-COV-2 cepa Ômicron, denominada EG.5. Até agora, só há um caso da variante do vírus registrado em São Paulo.
De acordo com a OMS, até o momento, o risco da variante é baixo em nível global. Contudo, considera-se a possibilidade de um aumento no número de casos da doença.
"A OMS observou um aumento na proporção da variante EG.5 reportada ao redor do mundo, passando de 7,6% de prevalência na semana epidemiológica 25 (19 a 25/06/23) para 17,4% na semana epidemiológica 29 (17 a 23/07/23). A EG.5 já foi identificada em 51 países, possui mutações que conferem maior capacidade de transmissão e de escape imunológico", diz trecho da nota.
Especialistas ressaltam que, por enquanto, não há motivo para alarme, sobretudo para aqueles com a vacinação completa. Trata-se, portanto, de uma orientação para observação da variante pelos órgãos competentes, sem grandes preocupações para a população geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.