De acordo com o Banco Central, a fase de testes da nova moeda digital brasileira, o DREX, já começou e,se tudo correr bem, o novo método deverá entrar em vigor já entre 2024 e 2025, sem data exata para seu lançamento.Até lá, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e cooperativas financeiras de crédito participarão dos testes do Drex.
Os testes envolveram a simulação da conversão do saldo da reserva bancária de uma instituição financeira para a sua carteira do real digital e, a partir da próxima terça (15), serão testadas a privacidade e como programar as transações para entender se o o Drex pode ser utilizado em grande escala, se as operações entre instituições serão possíveis com privacidade.
A expectativa da instituição é que o real digital se torne tão confiável quanto o Pix. Contudo, diferentemente do Pix, que é um método de pagamento, o Drex é o dinheiro digital, podendo ser feito, inclusive, um Pix utilizando o Drex, uma vez que se trata de uma representação virtual do real, com o mesmo valor do dinheiro tradicional. .
A moeda virtual brasileira será voltada para atividades de atacado, voltada para transações de valores elevados, envolvendo bancos, cooperativas, instituições de pagamento e eventualmente grandes empresas e inicialmente para pessoas jurídicas.
Fonte: Folha press.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.