5 de ago. de 2023

70% dos presidiários do Piauí tem renda mensal de até um salário mínimo, diz levantamento


De acordo com levantamento do perfil socioeconômico dos presos do Piauí, realizado pela Secretaria de Justiça (Sejus), 71,2% dos 5.954 presos do Piauí afirmam receber renda mensal de até um salário mínimo. 

Além disso, ainda segundo o levantamento,  a escolaridade dos presidiários do estado é de 56,9% com o ensino fundamental incompleto, 20,6% do total de analfabetos, 15,1% com o Ensino Médio Incompleto e 9,4% com o Ensino Médio Completo.  Os três principais crimes cometidos são roubo (40%), tráfico de drogas (22,3%) e homicídio (20,8%). 

Em relação à quantidade de mulheres presas no Piauí, percebeu-se que o número é bem inferior à quantidade de homens, totalizando apenas a cerca de 200 na Penitenciária Feminina de Teresina, Picos e Mista em Parnaíba, em contraste com 3.683 homens presos definitivamente e 2.123 provisoriamente.

A pesquisa foi realizada com o objetivo de  apresentação dos dados e da discussão deles com o governador do Piauí, Rafael Fonteles e com as demais autoridades responsáveis, a fim de melhorar o sistema penal do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...