De acordo com levantamento do perfil socioeconômico dos presos do Piauí, realizado pela Secretaria de Justiça (Sejus), 71,2% dos 5.954 presos do Piauí afirmam receber renda mensal de até um salário mínimo.
Além disso, ainda segundo o levantamento, a escolaridade dos presidiários do estado é de 56,9% com o ensino fundamental incompleto, 20,6% do total de analfabetos, 15,1% com o Ensino Médio Incompleto e 9,4% com o Ensino Médio Completo. Os três principais crimes cometidos são roubo (40%), tráfico de drogas (22,3%) e homicídio (20,8%).
Em relação à quantidade de mulheres presas no Piauí, percebeu-se que o número é bem inferior à quantidade de homens, totalizando apenas a cerca de 200 na Penitenciária Feminina de Teresina, Picos e Mista em Parnaíba, em contraste com 3.683 homens presos definitivamente e 2.123 provisoriamente.
A pesquisa foi realizada com o objetivo de apresentação dos dados e da discussão deles com o governador do Piauí, Rafael Fonteles e com as demais autoridades responsáveis, a fim de melhorar o sistema penal do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.