17 de jul. de 2023

Piauí pode perder duas cadeiras na Câmara Federal após Censo


Após a divulgação dos resultados do Censo 2022, há duas semanas, a Câmara dos Deputados poderá recalcular o número de cadeiras por estado para as eleições de 2026. De acordo com um levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), as mudanças na atual distribuição das 513 cadeiras das Câmara podem representar uma perda de 2 cadeiras para o estado do Piauí.

Isso ocorre porque a, segundo a Carta Magna, a representação na Câmara dos Deputados deve ser proporcional à população de cada estado, com mínimo de 8 e o máximo de 70 deputados por unidade da Federação. No entanto, o número de cadeiras por estado não é alterado desde 1993, sem atualizações diante dos dados dos Censos de 2000 e 2010, apesar das especulações.

Nesse sentido, o estado do Piauí, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraíba perderiam 2 vagas cada, e o Rio de Janeiro perderia 4 cadeiras, caindo de 46 para 42 vagas na Câmara. Pernambuco e Alagoas teriam menos 1 cadeira na Câmara. Já as bancadas de Santa Catarina e Pará, ganhariam 4 vagas cada, enquanto Amazonas ganharia 2 e  Minas Gerais, Ceará, Goiás e Mato Grosso mais um. Os demais estados e o Distrito Federal manteriam o mesmo número de vagas.

A mudança tenderia a fortalecer bancadas de estados de cunho mais conservador, como Santa Catarina, Mato Grosso e Goiás, enquanto a bancada nordestina perderia a força de 6 deputados. A possível alteração também teria reflexo nas Assembleias Legislativas, uma vez que o número de vagas segue a mesma proporção da Câmara, mas com mínimo de 24 e máximo de 94 deputados estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...