26 de jul. de 2023

Censo 2022: confira como ficariam os representantes piauienses com a revisão de cadeiras


Após a divulgação do resultado do Censo 2022 e do levantamento da possibilidade de revisão do número de cadeiras nas Câmaras,  o estado do

Piauí seria prejudicado com a redução de 10 para 8 deputados federais, e de 30 para 24 deputados estaduais, perdendo força na representação tanto da Assembleria Legislativa quanto da Congresso Nacional. 

Caso essa revisão já tivesse sido aplicada no pleito passado, o PSD, a federação PT/PV e o PCdoB perderiam representantes na Câmara Federal, uma vez que não teriam sido eleitos os deputados Jadyel da Jupi e Marcos Aurelio Sampaio. Dessa forma, a bancada piauiense teria 4 deputados do PT, 2 do PP e 2 do PSD.

Já na Assembleia Legislativa, a mudança seria ainda maior, já que o PT teria confirmado, pelo menos, 8 parlamentares. Nesse viés, permaneceriam Flávio Junior, Janaina Limma, Firmino Paulo, Hélio, Fábio Xavier, Novo e Nerinho. Poderiam ficar de fora parlamentares como Dr.Vinicius, Franzé, Rubens e Gil Carlos.
No MDB, a bancada seria de 7 deputados, entre eles: Georgiano, Severo, Pablo, Ana Paula, Felipe Sampaio, João Madison e Dr.Hélio. Estariam  fora Henrique Pires e Carlos Augusto.
Já no Progressistas, seriam cinco parlamentares. Dr.Thales, Wilson Brandão, Gustavo Neiva, Gracinha e Marden. Bárbara e Aldo Gil perderiam os mandatos. 

O Republicanos conseguiria manter a cadeira de Jeová Alencar. O levantamento foi realizado com base no quociente partidário, que divide os votos válidos pela quantidade de vagas disponíveis. Nesse sentido, é notória a importância do Censo para a gestão pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...