Nesta terça-feira (30), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) informou que, dos 16 açudes monitorados pelo órgão, 12 atingiram seu volume máximo durante o período chuvoso, que iniciou em dezembro de 2022 e se estendeu até a segunda quinzena de maio.
Os açudes localizados em Ingazeiras (Paulistana), Caldeirão (Piripiri), Pedra Redonda (Conceição do Canindé), Piracuruca (Piracuruca), Corredores (Campo Maior), Mesa de Pedra (Valença), Estreito (Padre Marcos), Bezerros (José de Freitas), Jenipapo (São João do Piauí) e Caracol (Caracol) estão com o volume de água de 100% de sua capacidade. Além deles, o volume em Salinas (São Francisco do Piauí) e em Estreito (Francisco Macedo) também é considerado, com 99% e 97%, respectivamente.
No estado, os reservatórios têm grande importância para o consumo humano em atividades, como irrigação, lazer, pesca, piscicultura e perenização de rios. Nesse sentido, o nível elevado beneficia especialmente a região do semiárido. Apesar disso, o diretor Planejamento e Segurança Hídrica da Semarh, Igor Klaus afirmou que algumas áreas ainda estão na rota da seca, necessitando de monitoramento e cuidados constantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.