Após a aprovação do projeto de lei de autoria do vereador Carlson Pessoa (União Brasil), o dia 12 de maio foi instituído no calendário oficial de Parnaíba como Dia Municipal de Conscientização da Doença da Fibromialgia.
A síndrome acomete 2% da população mundial, sendo mais frequente em mulheres, e está associada a sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Com o objetivo de conscientização, o dia 12 de maio já é internacionalmente lembrado como dia de enfrentamento da doença.
A integração desta data no calendário municipal tem por objetivo fomentar o esclarecimento da população acerca desta doença reumatológica através da promoção de palestras, rodas de conversas, seminários, workshops, entre outras mobilizações.
Em vídeo, a servidora pública da Prefeitura de Parnaíba, Priscila, portadora de fibromialgia, relatou a importância deste dia para o enfrentamento das doenças crônicas e agradeceu ao vereador Carlson e ao prefeito Mão Santa pelo trabalho e pela sensibilidade no que tange à questão.
“12 de maio é o dia mundial de conscientização e enfrentamento da fibromialgia e, aqui em Parnaíba, nós temos o dia 12 de maio também como um dia Municipal de conscientização sobre a doença da fibromialgia, de autoria do vereador Carlson Pessoa, que abraçou a nossa causa e tem nos dados todo o apoio para a divulgação dessa doença, que ainda desconhecida por muitas pessoas.”, disse ela.
“É importante ressaltar também os avanços que nós tivemos em relação à fibromialgia a nível municipal, onde eu destaco aqui também a lei de autoria do vereador Carlson sobre a redução da carga horária dos servidores da prefeitura de Parnaíba acometidos por essa doença, para que eles possam, então, ter o tratamento necessário. [...] Nós queremos agradecer ao vereador Carlson por isso, foi uma grande vitória com apoio do Carlson, da Câmara Municipal de Parnaíba e também do prefeito Mão Santa, que de uma forma gentil e muito sensível, abraçou também essa causa da fibromialgia aqui na cidade e sancionou essa lei que tem ajudado a vários servidores da prefeitura de Parnaíba.”, finalizou Priscila.
Por Catarina Rebouças\Blog do Pessoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.