O governador do Piauí, Rafael Fonteles, assinou na manhã desta quinta-feira (25), o Termo da Ordem de Serviço para o início das obras do cais do Terminal Pesqueiro do Porto de Luís Correia. Autoridades políticas e empresariais locais e de diversas regiões do Estado estiveram presentes, além do presidente da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí), Victor Hugo, do presidente da DTA – Engenharia Portuária & Ambiental - construtora que executará o empreendimento, Acácio Gomes e do engenheiro responsável pelos trabalhos, Pedro Tognozzi.
A obra, idealizada nos idos de 1960 e, por anos, aguardada pela população, começará com serviços de dragagem do canal que dá acesso ao Rio Igaraçu. Conforme destacou Rafael, a obra de dragagem faz-se extremamente necessária devido ao grande assoreamento do Rio Igaraçu, evitando assim que as embarcações fiquem encalhadas. Um cais de 180 metros de comprimento também será construído para receber barcos e navios. O investimento gera em torno de 89 milhões de reais.
Ainda aliada a proposta do Porto, onde deverão atracar embarcações carregadas de pescados, Rafael assinou a ordem de serviço para reforma e ampliação da Unidade Escolar Ricardo Augusto Veloso (Escola do Mar). A proposta educacional irá dispor de ensino médio integrado à educação profissional direcionada para carreiras ligadas ao mar. Ou seja, serão ministrados conteúdos específicos para formar mão de obra especializada, visando ocupar os postos de trabalho gerados com a operação do Porto de Luís Correia.
O governador também entregou certificados para alunos do Curso Filetagem de Pescados, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/PI), em parceria com o Governo do Estado. Os alunos estiveram acompanhados pela diretora do Senai Parnaíba, Juliana Falcão.
Por Luzia Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.