O Litoral do Piauí tem cerca de 66 quilômetros de extensão. É o menor do Brasil e um dos mais bonitos também.
Esbanja praias paradisíacas, cheias de animais marinhos! Um paraíso que vem sendo ameaçado pelo lixo.
A praia do coqueiro na cidade de Luís Correia há 300 km de Teresina, é uma das mais procuradas pelos turistas e atualmente, poluída também!
Por lá estão sendo encontrados todo tipo de lixo.
Objetos de ferro, vidro e o campeão deles: plástico! De todas as formas e tamanhos. É possível ver facilmente urubus, um sinal do nível de poluição do local.
A praia do coqueiro no litoral do Piauí é um dos locais preferidos para desova de animais como as tartarugas marinhas.
Mas de acordo com especialistas, o lixo que só aumenta, pode afastar os animais e provocar doenças para quem frequenta a praia. Outro problema no litoral do Piauí são os animais e veículos motorizados disputando espaço com os turistas.
Eles circulam livremente, passando há poucos metros de adultos e crianças. Uma tragédia anunciada como aconteceu em anos anteriores, onde banhistas foram atropelados e alguns perderam até a vida.
Mas de acordo com a prefeitura de Luís Correia, ações educativas e de fiscalização são realizadas com frequência através da secretaria estadual de meio ambiente e polícia militar.
Em relação ao lixo, a prefeitura afirma que a limpeza da praia é feita regularmente em parceria com a marinha do Brasil e organizações ambientais.
O que percebemos então, é que falta agora a colaboração e principalmente, educação por parte da população que frequenta a região.
Afinal, os flagrantes mostram claramente de onde vem todo esse lixo.
Uma pena que muitos ainda não entenderam a importância de preservar a natureza e garantir um futuro melhor para essa e as futuras gerações!
Quanta ignorância e ingratidão com esse presentão que Deus nos deu, chamado natureza!
(Coluna Vinicius Vainner/Lupa1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.