O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que irá promover uma pesquisa acerca do perfil econômico piauiense. O levantamento do "censo das empresas", contudo, enfrenta grande resistência quanto à participação dos empresários e , por isso, os pesquisadores alertaram para a importância do envolvimento dos participantes.
O superintendente estadual do IBGE no Piauí, Leonardo Passos, ressaltou a importância do levantamento para a abertura de novos negócios, assim como para a avaliação do desempenho no mercado.
"Por meio dessas informações, vamos poder conhecer melhor a realidade do estado, como é o comportamento do comércio, quantas pessoas estão envolvidas no comércio, o lucro e receita das empresas. São dados importantes para o planejamento governamental quanto para investimentos privados. Para instalar uma indústria ou comércio, as empresas fazem uma análise de mercado. Então, mais uma vez a importância de ter esses dados", explicou ele.
Ele ainda destacou a importância da participação dos empresários e lembrou que todos os dados fornecidos são confidenciais e usados exclusivamente para fins estatísticos.
"Há uma lei que obriga as empresas a repassarem informações. No entanto, a gente foca muito na questão da cidadania até mesmo para as próprias empresas possam saber como está o segmento. Além disso, os dados são sigilosos", afirmou Passos.
O instituto deverá ouvir 3,6 mil empresas nos segmentos da indústria, comércio, construção civil e serviços por meio de um questionário eletrônico. Serão coletadas informações sobre pessoal ocupado, salários, receitas, lucros e áreas de atuação, dados que serão fundamentais para o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) no estado.A divulgação das pesquisas estruturais ocorrerá nos meses de maio, junho e julho, de acordo com cada segmento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.