11 de abr. de 2023

Carlson Pessoa cobra Governo Estadual sobre demora no atendimento do HEDA, em Parnaíba


Na última segunda-feira(10), durante sessão na Câmara Municipal, foi discutida a situação de espera em que se encontra o atendimento de muitos pacientes no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, litoral do Piauí.Nesse contexto, o vereador Carlson Pessoa (União Brasil)  cobrou providências dos representantes do Governo Estadual em busca da resolução deste problema.

Em sua fala, o parlamentar explicou que, embora seja de grande importância, o modelo atual, muitas vezes, não consegue atender a todos no tempo necessário. 


“Ressaltar o sucesso da implantação do programa linha de cuidados de infarto agudo do miocárdio pelo governo do estado, com a administração de trombolíticos a esses pacientes, um avanço, sem sombra de dúvidas, importante. Teve resultado, com isso, o aumento da fila desses pacientes. Hoje nós temos 40 pacientes na fila.[...] E o que que está acontecendo? Uma fila grande, levando o paciente que teve um pequeno sintoma, foi procurar o atendimento médico e aí detectou-se que ele vai precisar fazer uma angioplastia, vai precisar fazer um cateterismo… E aí ele entra numa fila da morte, ele entra numa fila do desespero, da ansiedade, e isso pode provocar inclusive um dano maior, podendo chegar à óbito.”, disse ele.


“Aqui em Parnaíba são muitos os problemas já detectados, muitos são os pedidos a estes vereadores e vereadores, pedindo para interferir uma fila que nós não podemos interferir, o hospital não pode interferir, ninguém pode interferir para antecipar uma cirurgia. Só um médico pode detectar a gravidade para poder o Ministério Público, assim, acionar a justiça. E assim tem sido feito, mas nem sempre dá tempo.”, concluiu Carlson.


Ele ainda destacou quais providências deveriam ser tomadas para reverter o impasse e cobrou o governador e o secretário de saúde para cumpri-las. 


“O que é necessário fazer? E aí é onde entra o papel político desta casa: solicitar ao senhor governador Rafael Fonteles, solicitar ao senhor Secretário de Saúde Antônio Luiz, que aumente as vagas para Parnaíba. Nós temos aqui o Hospital Marques Bastos que pode fazer essas cirurgias! E só em Parnaíba, são 14 na fila de espera da angústia e do desespero!”, enfatizou.


“Eu venho aqui, em meu nome, em nome do Poder Legislativo, em nome do povo parnaibano, pedir ao Governador Rafael Fonteles e ao secretário Estadual de Saúde, com urgência, que olhe para Parnaíba! [...] Chega de só olhar para a capital!” , protestou ele.


Por Caqtarina Rebouças\Blog do Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...