Na última terça-feira (14), o Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoveu o seminário “Inteligência Computacional na Saúde: Perspectivas a Aplicações”.O evento ocorreu no auditório do curso de Biologia do campus Ministro Petrônio Portella e teve como objetivo divulgar pesquisas e aplicações da Inteligência Artificial (IA) na área da saúde além de fomentar debates sobre a ética e a utilização da Tecnologia da Informação nesse âmbito.
Para o diretor do CIATEN, professor doutor Carlos Henrique Nery Costa, o seminário representou um marco importante para a Medicina e, em especial, para a UFPI e para o Piauí, uma vez que fomenta a criação competência profissional para adentrar esse tema tão promissor.
"A Inteligência Computacional se aplica em muitos espaços da Medicina. Nesse momento, nós estamos vivendo uma revolução similar à descoberta dos antibióticos há quase cem anos. A IA vai examinar cada sequência genômica de cada câncer, por exemplo, e desenhará o medicamento apropriado para aquele tipo de câncer. Esse é o futuro. Especificamente para essa área, mas pode identificar suscetibilidade à doenças e pode ser aplicada a diversos sistemas”, enfatiza o professor Carlos Henrique Nery.
Informações: Gp1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.