11 de mar. de 2023

Segundo IBGE, desmatamento na Amazônia e no Cerrado bate recorde em fevereiro


De acordo com os dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em fevereiro, os índices de desmatamento na Amazônia e no Cerrado cresceram em relação ao mesmo período do ano passado, batendo recordes de 2015 e 2018, respectivamente. 

Este é o segundo dado do Deter no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que assumiu a presidência com a promessa de zerar o desmate Amazônico. 

Na floresta amazônica, após queda de 61% em janeiro na área acumulada dos alertas, o último mês revelou aumento de 62%. No Cerrado, o aumento foi de 99%.

Ainda assim, apesar do aumento desse mês na Amazônia, o acumulado dos dois primeiros meses do ano é 22% menor que no ano passado. 

Quanto ao Cerrado, os números de janeiro representam queda de 10% em comparação a janeiro de 2022. Porém, os outros dados indicam que o desmatamento do bioma se mantém em patamar alto, superior ao da Amazônia e com tendência de crescimento. 

O Piauí está entre os quatro Estados que mais desmataram em fevereiro de 2023. O estado faz parte do chamado Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), região considerada a principal fronteira agrícola do Brasil e uma das maiores frentes de destruição de ecossistemas do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...