Nesta segunda (13), a Comissão de Educação, Cultura e Saúde (CECS) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou audiência pública para discutir o Projeto de Lei Ordinária do Governo 13/2023 (PLOG) , que debate acerca do reajuste dos professores da rede estadual.
A pedido da categoria, o deputado Marden Menezes (Progressistas) propôs o debate.
De acordo com os representantes do magistério , há uma falta de diálogo por parte do governo e um desrespeito no projeto enviado pelo Executivo, que representa uma desvalorização dos profissionais mais qualificados. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (SINTE-PI), “O PLOG 13, de certa forma, desvaloriza a categoria de trabalhadores em educação porque o que ele traz é simplesmente a complementação salarial para aqueles trabalhadores e trabalhadoras em educação que não recebem o valor nominal do piso R$ 4.420 e desvaloriza os outros profissionais que estudaram mais”, disse a presidente Paulina Almeida.
O líder do Governo na Alepi, deputado Fábio Novo (PT), o presidente da CECS, Dr. Vinícius (PT), e o superintendente de gestão da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Rodrigo Torres, mostraram-se contrários ao encaminhamento sugerido, alegando que a aprovação da lei garantiria um aumento imediato aos servidores aposentados.
A expectativa é que nos próximos meses,abril e maio, seja concretizada uma proposta que abranja todo o magistério estadual. De acordo com Fábio Novo, o prazo dado se deve à necessidade de aguardar o comportamento da receita estadual após as medidas que buscam reduzir os déficits causados pela desoneração de impostos dos combustíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.