Blog do Pessoa: Renovação: Conheça os deputados novatos na Assembleia Legislativa do Piauí


1 de fev. de 2023

Renovação: Conheça os deputados novatos na Assembleia Legislativa do Piauí

A posse dos eleitos acontece às 11h desta quarta-feira (1) no Palácio Petrônio Portella, sede do legislativo estadual. 

A nova composição da Assembleia Legislativa do Piauí vai sofrer uma renovação de 33%, com 10 novos deputados estaduais. A posse dos eleitos acontece às 11h desta quarta-feira (1) no Palácio Petrônio Portella, sede do legislativo estadual.

Dentre os novatos, apenas cinco não tiveram mandatos eletivos anteriores, entretanto, alguns são oriundos de famílias políticas ou já ocuparam cargos de destaque na sociedade.

Gracinha Mão Santa
Gracinha Mão SantaEduardo Amorim / Lupa1

Outra novata na Alepi é a deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas), filha do prefeito de Parnaíba, Mão Santa. Embora seja novata e nunca tenha disputado um cargo eletivo antes, Gracinha já comandou diversas pastas na gestão do pai. Era conhecida como Gracinha Moraes Souza, mas passou a usar o apelido do pai para garantir mais apelo popular e a aprovação dos eleitores.

Dr. Thales Coelho
Dr. Thales CoelhoReprodução/Instagram

O deputado estadual Thales Coelho (Progressistas) é médico e ex-prefeito de Paquetá do Piauí. Ele deixou a prefeitura no fim de março para disputar a vaga na Alepi e foi o terceiro parlamentar mais bem votado, com 57.761 votos.

Bárbara do Firmino
Barbara do Firmino.Foto: Andressa Martins/Lupa1

Filha do ex-prefeito de Teresina Firmino Filho e da ex-deputada estadual Lucy Soares, Bárbara Soares (Progressistas) é médica e disputou um cargo eletivo pela primeira vez em 2022. A jovem de 28 anos apostou no espólio eleitoral do pai e adotou o nome ‘Bárbara do Firmino’ na campanha. Deu certo.

Aldo Gil
Aldo GilFoto: Andressa Martins/Lupa1

Natural do município de Picos, Aldo Gil tem 33 anos e será um dos novatos na Alepi. O jovem formado em administração é filho do atual prefeito de Picos, Gil Paraibano, e se candidatou pela primeira vez a um cargo eletivo em 2022.

Jeová Alencar
Jeová AlencarAndressa Martins/Lupa1

Filiado ao Republicanos, Jeová Alencar foi vereador de Teresina por três mandatos, dois deles como mais votado, o que o credenciou para disputar uma vaga na Alepi. Também foi presidente da Câmara Municipal de Teresina por seis anos seguidos. Em 2022, conseguiu ser o deputado estadual mais bem votado na capital e venceu as eleições com 44.095 votos.

Felipe Sampaio
Deputado estadual Felipe SampaioDivulgação/Ascom

O médico Felipe Sampaio (MDB) é filho do atual vice-governador do Piauí, Themistocles Filho, e irmão do deputado federal Marcos Aurélio Sampaio. Felipe já foi secretário municipal de Saúde de Esperantina e tem 34 anos.

Dr. Vinicius
Dr. Vinicius NascimentoReprodução/Instagram

Eleito deputado estadual com 33,437 votos, Vinicius Nascimento é médico ortopedista pediátrico. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, ele foi diretor do Hospital Infantil Lucídio Portella no Governo Wellington Dias, cargo que o alçou à condição de político.

Rubens Vieira
Rubens VieiraDivulgação

Eleito deputado estadual com 28.835 votos, Rubens Vieira (PT) foi ex-prefeito do município de Cocal por dois mandatos. Nos meses que antecederam a eleição de 2022, Vieira foi coordenador regional do programa PRO-Piauí, do Governo do Estado, na Planície Litorânea.

Gil Carlos
Dr. Gil CarlosReprodução/Instagram

Gil Carlos Modesto é ex-prefeito do município de São João do Piauí (dois mandatos) e foi presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), quando se tornou conhecido em nível estadual. Foi eleito para a Assembleia Legislativa do Piauí com 23.805 votos em 2022.

Ana Paula
Deputada Ana PaulaReprodução/Instagram

Embora não seja exatamente novata, a deputada estadual Ana Paula aparece como um dos novos rostos na Alepi na legislatura que se inicia. Filiada ao MDB, Ana Paula é oriunda de família política, foi prefeita de Sebastião Leal duas vezes e já exerceu dois mandatos de deputada estadual, tendo sido eleita em 2006 e 2010. Em 2014, Ana Paula tinha direito à tentar reeleição, mas preferiu colocar o então marido, Zé Santana, que foi eleito e reeleito em 2018. No ano de 2022, ela voltou a disputar mandato na Alepi e conseguiu se eleger com 50.580 votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...