23 de fev. de 2023

Piauienses são resgatados de trabalho escravo em Goiás

 


Foto: Divulgação /MPT-PI

Após uma operação do Ministério Público do Trabalho de Goiás (MPT-GO) 139 trabalhadores foram resgatados em situação de trabalho escravo no município de Acreúna (GO). Desses, 78 são piauienses, naturais de  Oeiras, Barra D'Alcântara, Inhuma, José de Freitas, São Raimundo Nonato, Tanque do Piauí, União, Arraial e Gilbués.

Os trabalhadores foram atraídos por salários de 2 a 5 mil reais para atuar em um plantio de cana-de-açúcar. No entanto, eles não recebiam o valor prometido, somente uma diária simbólica. Além disso, os direitos como décimo terceiro e férias não eram assegurados, assim como as condições de trabalho, que eram degradantes.Nos alojamentos não havia espaço suficiente nem condições de higiene básica. Não havia carga horária mínima, não eram oferecidos equipamentos de proteção individual, ferramentas, instalações sanitárias, nem transporte adequado. 

A empresa envolvida assumiu a responsabilidade pelos trabalhadores e pagou as verbas rescisórias, no valor de R$ 877 mil, além dos danos morais individuais no valor de R$ 283 mil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...