Na última terça-feira (07), o juiz da 2ª Vara Federal de Teresina, Márcio Braga Magalhães, concedeu uma liminar que suspende a decisão da cota regional para candidatos que concluíram o ensino fundamental e médio em municípios em torno da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR).
Em novembro do ano passado, a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR) anunciou a medida em razão da baixa ocupação das turmas, fato que causa danos tanto sociais quanto financeiros, haja vista o investimento para a manutenção de cada aluno. “Hoje nós temos mais de mil vagas ociosas na Instituição, a gente vem enfrentando problemas de entrada desde 2015 [...] Esse problema de ociosidade foi o que nos levou a criar essa cota regional que não é nenhuma novidade, outros estados já fizeram isso”, disse o reitor à TV Cidade Verde na ocasião.
A ação ainda foi justificada pela a autonomia da faculdade enquanto uma universidade regional. “Por que tem que abranger a região do Delta? Porque a Universidade Federal do Delta foi criada com esse conceito regional de ser uma Universidade regional e se temos vagas sobrando e nós estamos trabalhando dentro da Universidade para que a gente consiga ter a permanência desses estudantes, o bônus regional vem ajudar não necessariamente os municípios do Maranhão e Ceará, mas principalmente os estudantes das cidades pequenas ao entorno daqui.”, explicou.
Nesse sentido, desde ontem (07), a revogação da decisão causou grande revolta entre os candidatos da região contemplada, sobretudo os de Parnaíba, onde se localiza o campus.
O vereador Carlson Pessoa (UNIAO) se manifestou, ainda na noite de ontem, contra a liminar e cobrou rapidez das movimentações cabíveis. “Senhor presidente, eu gostaria com vossa permissão de convidar o reitor Pro Tempore da UFPDAR, João Paulo Sales Macedo, para que ele possa vir nesta casa e dar as devidas explicações no sentido de quais providencias estão sendo tomadas.”, protestou.
“Por que a urgência? Porque logo em breve vai sair o resultado do ENEM, e com essa liminar nossos estudantes perderão esse beneficio de ser estudante da planície com o vestibular da UFDPAR. Essa ação foi empedrada por grupos de Teresina. Como sempre, gosto muito da minha capital, eles querendo tudo, deixando à margem Parnaíba.”, concluiu o parlamentar.
Por Catarina Rebouças/Blog do Pessoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.