Em entrevista à TV Cidade Verde, nesta quinta-feira, o governador Rafael Fonteles n(PT) informou que seu governo quer viabilizar o porto de Luís Correia, inicialmente como um porto pesqueiro e depois com outras operações como granéis líquidos. Também disse que quer viabilizar uma ferrovia até Parnaíba.
Mas enquanto o governador faz seus planos para obras de infraestrutura de grande porte, no Distrito de Irrigação dos Tabuleiros Litorâneos, em Parnaíba, uma empresa, a Agrícola Formosa encerra sua operação naquela área, deixando desempregados 575 pessoas – já que gerava 250 empregos diretos e 325 empregos indiretos.
A empresa trabalhava em área de 400 hectares nos Tabuleiros Litorâneos, cultivando banana em 300 hectares. A banana produzida no local era colocada no mercado interno, mas a empresa em suas operações fora do Piauí responde por 30% das exportações brasileiras de frutas, que saem de 23 fazendas, a maior parte delas no Rio Grande do Norte e Ceará.
A operação da empresa no estado do Piauí, devido a custos elevados com energia, estava no vermelho, o que levou primeiro à desativação do cultivo de abacaxi, seguido agora do fim do cultivo de banana.
Sob condição de anonimato, um produtor dos Tabuleiros Litorâneos disse que falta apoio dos governos locais (estado e município), que nunca receberam os empresários que atuam naquela região.
Quanto à área federal, a fonte queixa-se de que a operação do projeto pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas se mostra mais um problema que uma solução.
O DNOCS, nas palavras da fonte ouvida pelo Portal AZ, representa uma espécie de zumbi, que anda e respira, mas não faz nada. Para a fonte, seria necessário que a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba) fosse a operadora do projeto, que tem a expertise bem-sucedida de projetos de fruticultura irrigada.
O portal AZ entrou em contato com a empresa Agrícola Famosa, mas até o momento não obteve resposta sobre as razões acerca do fim da operação nos Tabuleiros Litorâneos.
Fonte: Portal AZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.