Vereadores, representantes de entidades e moradores de diversos bairros de Parnaíba debateram durante audiência pública realizada na noite desta quinta-feira (10), na Câmara Municipal, as constantes interrupções no fornecimento de água no município. A propositura que deu origem a audiência foi requerida pelo Batista do Catanduvas (Solidariedade).
Além do vereador Batista do Catanduvas, participaram os parlamentares David Soares (Progressistas), que presidiu a audiência, a primeira secretária da Casa, Neta Castelo Branco, também do Progressistas, Renato Bittencourt (PTB) e Taylon Andrades (PROS), Zé Filho Caxingó (PL), a secretária executiva do Procon, Rosângela Mourão, o advogado do Procon, Aldemaro Machado, a representante da Agência Parnaibana de Regulação de Serviços Públicos (Aserpa), Jane, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seccional Parnaíba, Rômulo Santos, o presidente da Comissão dos Direitos do Consumidor da OAB, Robesdean Machado, os advogados Miguel Bezerra e João Medeiros e a representante dos moradores do Bairro João 23, Fabiana Melo. Via home-office participaram representando a Companhia de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa) de Parnaíba, Cirilo Machado e Ariofrank Soares, além do representante da Agespisa de Teresina, Carlos Augusto. Foram ainda registradas as presenças dos moradores dos bairros São José, Caminho da Alvorada e Olho D’Água.
Conforme ressaltou Batista do Catanduvas, o encontro foi provocado para expor e buscar soluções para o mau fornecimento de água encanada, problema este que vem castigando os parnaibanos. Ele disse que se preciso for, reunirá uma equipe de parlamentares para irem a Teresina cobrar medidas efetivas por parte do governador eleito, Rafael Fonteles (PT).
Rosângela Mourão frisou que o Procon sempre tem recebido as reclamações dos munícipes e disse ser inadmissível uma cidade do porte de Parnaíba ainda padecer com a má qualidade do fornecimento de água, bem este essencial para a vida.
“O Procon é um órgão público e tem legitimidade para fiscalizar e exigir respostas e soluções por parte da Agespisa. Quando o consumidor se sentir lesado, ele pode ir até o Procon e solicitar descontos no talão de água de sua residência em virtude das constantes ausências no fornecimento”, disse.
Em resposta aos diversos questionamentos, os representantes da Agespisa disseram que os problemas levantados pela população são recebidos pela empresa como sendo deles próprios e que a companhia está atenta para resolvê-los. Pontuaram que darão atenção especial para os bairros mais enfatizados pelos moradores presentes na audiência, como dos bairros São José e João 23.
Levando em consideração o fato de no serviço público as ações não terem continuidade, David Soares sugeriu que Batista continue como responsável pelo levante na Casa e que no próximo ano o tema volte a ser discutido, além de irem a Teresina.
“No próximo encontro já temos que trazer um direcionamento e prazo para que a população não tenha que esperar mais tantos anos. A forma que está é desumana, imoral e, portanto, inadmissível”, afirmou David Soares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.