Blog do Pessoa: Após primeira exportação, ZPE Parnaíba aguarda chegada de 11 novas empresas


26 de nov. de 2022

Após primeira exportação, ZPE Parnaíba aguarda chegada de 11 novas empresas

 

Após a o primeiro embarque aduaneiro da Zona de Processamento de Exportação do Piauí (ZPE Parnaíba), na última segunda-feira (21), 11 novas empresas devem se instalar no local. Entre elas, indústrias do setor calçadista e de processamento de pescados. Calcula-se que os cinco primeiros negócios devem gerar cerca de 4 mil empregos diretos.

Depois de realizar duas rodadas de negócio e ampliar as relações com o Banco do Nordeste, o diretor-presidente da Companhia Administradora da ZPE Parnaíba, Paulo Roberto Cardoso de Sousa, entregou em Brasília cinco projetos de instalação das novas empresas ao Conselho Nacional de Zonas de Processamento de Exportação.  Outros seis aguardam autorização do Conselho.

Victor Hugo (Investe Piauí) e Paulo Roberto (ZPE): 11 empresas podem se instalar na região, gerando empregos e renda
Victor Hugo (Investe Piauí) e Paulo Roberto (ZPE): 11 empresas podem se instalar na região, gerando empregos e renda

O setor de pescados, por exemplo, pode atrair empreendimentos de outros estados para que utilizem a estrutura piauiense. O superintendente de desenvolvimento econômico do Governo do Estado, Tiago Patrício, cita o caso dos pescados do Maranhão e também destaca a realização do embarque como um momento em que o Piauí se coloca, formalmente, no mapa do comércio internacional.

Quem também tem boas expectativas é Victor Hugo, diretor-presidente da Investe Piauí, à qual a ZPE é subsidiária. Ele espera uma ampliação da arrecadação de impostos para o governo piauiense, uma melhora da competitividade do estado para a atração de empresas e a construção de uma cadeia logística para operações do mercado exterior.

Diretor da Agrocera comemora eficiência da ZPE

Na última segunda-feira (21), a ZPE despachou 20 toneladas de cera de carnaúba da empresa Agrocera para a Espanha. Para o diretor executivo da empresa, Marcelo Sombra, o processo representa um ganho de produtividade relevante para seu negócio e serve de estímulo para que novos empreendimentos se instalem no local.

“Toda empresa busca eficiência, ela busca celeridade nos seus processos. Então isso é eficiência, isso é dar celeridade aos processos e tem um ganho muito bom porque a empresa que é eficiente é uma empresa que cresce, é uma empresa que leva resultado aos seus parceiros e aos seus fornecedores”, fala o empresário ao destacar os benefícios do embarque aduaneiro na ZPE Parnaíba.

Instalada desde 2014 no Piauí, a Agrocera é, para Marcelo Sombra, uma das molas propulsoras do local. A presença da empresa cearense na ZPE Parnaíba tem contribuído para que ela amplie sua participação no mercado global de cera de carnaúba e no fortalecimento de uma cadeia rural importante para a região.

Esse primeiro embarque tem uma função emblemática, mas, desde fevereiro deste ano, quando foi instalada pela Receita Federal a Área de Despacho Aduaneiro no litoral piauiense, muitos negócios têm sido atraídos para a ZPE Parnaíba.

Fonte: Piauí Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...