Mais uma vez o Instituto Federal do Piauí (IFPI) teve uma de suas alunas selecionadas para participar do Programa Jovens Embaixadores. Desta vez, a contemplada foi a teresinense Dara Emanuelle Ataíde Oliveira, 15 anos, integrante do primeiro ano do curso técnico em Segurança do Trabalho, no Campus Teresina Central. Ela foi a única aluna do Estado escolhida para o JE 2023. Em 2022 esta mesma proeza foi alcançada por Elizabete da Natividade Fernandes, que cursa o Técnico em Logística.A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos divulgaram, na última sexta-feira, 4, os nomes dos 50 selecionados para o JE - uma iniciativa que leva estudantes de ensino médio da rede pública de todas as partes do Brasil para um intercâmbio de três semanas nos EUA.
“Decidi me inscrever no Programa Jovens Embaixadores porque percebi que poderia trazer muitas oportunidades para a minha vida acadêmica, melhorando, de várias formas, o meu futuro profissional”, revela Dara. Ao expressar sua gratidão a todos os responsáveis por sua vitória, menciona, em especial, a professora de Inglês do campus, Lina Santana, responsável pelo projeto de preparação dos alunos. “Sem ela, eu não teria chegado até aqui”.
A professora Lina declara que Dara, assim como os outros jovens embaixadores classificados anteriormente, tem uma enorme força de vontade de melhorar a sua realidade. “Eles não medem esforços para isso”, comenta a docente. Segundo ela, os alunos do campus que têm o perfil de JE precisam, minimamente, conhecer a língua inglesa e estarem dispostos a participarem das aulas de inglês, que acontece todos os sábados das 8h às 12h.
Ação empreendedora
Atualmente a aluna é integrante do projeto social “Clube de Mães e Amigas do Bairro Pedra Mole”, onde reside com sua mãe, que trabalha como vendedora autônoma. A iniciativa empreendedora tem como objetivo fornecer arte, cultura e lazer para toda a comunidade, focando, principalmente, em ações para manter as crianças e os adolescentes longe da criminalidade.
Como uma jovem líder, Dara aponta que pretende participar ativamente em projetos que o programa oferecer. A intenção é representar o seu estado, mostrando capacidade e espírito de liderança. “Saber que eu fui a única piauiense selecionada, me faz perceber que o meu esforço valeu a pena e que agora eu posso influenciar a minha comunidade”.
No momento, a estudante não esconde as expectativas da viagem e revela que o próximo passo é resolver todas as questões burocráticas, entre elas, a emissão de seu passaporte, para que dê tudo certo.
Sobre a programação
A programação completa acontecerá de 10 a 29 de janeiro de 2023. Em um primeiro momento, eles passarão por uma orientação pré-partida e entrevista de visto em Brasília. No dia 13 de janeiro, eles irão embarcar para a capital dos EUA, Washington, D.C. Em seguida, serão divididos em grupos menores para uma experiência em outras cidades, onde participarão de atividades como oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social, reuniões com representantes do governo norte-americano, visitarão escolas da região e farão apresentações sobre o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.