28 de out. de 2022

Eleições 2022 Futura/Modalmais: Bolsonaro tem 50,3% dos votos válidos; Lula, 49,7%


Dados da pesquisa do instituto Futura Inteligência, feita a pedido da Modalmais e divulgados nesta sexta-feira (28/10), apontam que o presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera a corrida à reeleição com 50,3% dos votos válidos. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49,7%. Os números desconsideram votos brancos, nulos e indecisos. 
Em comparação com o levantamento feito na última sexta-feira (21/10), houve uma pequena oscilação. Bolsonaro tinha 50,5% dos votos válidos há uma semana, enquanto Lula aparecia com 49,5%. 

Quando considerados os votos totais, Jair Bolsonaro lidera a disputa com 47,2% das intenções de voto. Lula fica com 46,6%. Os dados representam um cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. Além disso, nesse cenário, 3,7% dos eleitores afirmaram votar branco ou nulo. Outros 2,4% estão indecisos ou não responderam ao questionamento.

Nesse caso, em relação ao dia 21 de outubro, o atual presidente vinha com 46,9%, enquanto o petista alcançou 45,9%. Indecisos eram 3,3% e brancos e nulos marcavam 3,8%. Os resultados são divergentes de levantamentos mais tradicionais, como Datafolha, Ipec e Ipespe, que apontam Lula na frente de Bolsonaro.

 

Cenário espontâneo para Bolsonaro e Lula

A pesquisa também apresentou dados do cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores entrevistados. Nessa situação, Jair Bolsonaro lidera a disputa com 46,4% das intenções de voto. Lula tem 46,1%. O indicador representa empate técnico. O cenário espontâneo mostra que 3,5% dos eleitores afirmaram votar em branco ou nulo. Outros 3,9% estão indecisos ou não responderam ao questionamento.

Em relação há uma semana, nesse cenário espontâneo, Bolsonaro tinha 46,3% e Lula, 45. Indecisos apareciam com 4,4% e brancos e nulos, 4,2%.

 

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 26 de outubro, por meio de entrevista telefônica assistida por computador realizada com 2 mil eleitores.

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e a taxa de confiabilidade é de 95%. O estudo tem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob registro nº BR-07903/2022. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...