O que chama a atenção é que em todos os estados, o Piauí é o único que ultrapassa o valor de 8 reais. O Piauí conta com o ICMS de 31%, um dos impostos mais elevados do país, que vem pesando no bolso do condutor.
De acordo com o levantamento semanal realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Piauí é o estado com a gasolina comum mais cara do Brasil.
Dentre as informações observadas entre os dias 29 de maio e 4 de junho, os dados coletados em 68 postos de gasolina localizados em Parnaíba, Picos, Piripiri e Teresina constam que o preço médio do litro da gasolina comum é de R$8,066, podendo chegar em até R$8,290.
O que chama a atenção é que em todos os estados, o Piauí é o único que ultrapassa o valor de 8 reais.
Imagem: Reprodução Band Piauí |
A mais cara do Brasil
Em meio a alta do preço do barril de petróleo que já era prevista pela Petrobrás a partir do momento em que se iniciou a guerra da Ucrânia, o Piauí conta com o ICMS de 31%, um dos impostos mais elevados do país, que vem pesando no bolso do condutor.
Reprodução: ANP |
Para entender melhor, o preço da gasolina é determinado pela junção do valor da refinaria, distribuição, revenda e tributos federais. Além disto, soma-se com o imposto estadual (ICMS) onde cada federação tem liberdade para impor uma taxa variável.
Em todo o Brasil, a alíquota mais alta é a do Piauí (31%) em seguida do Maranhão (30,5%), Mato Grosso do Sul (30%) e Goiás (30%).
Fonte: Lupa1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.