16 de abr. de 2022

Inmet emite alerta de chuvas intensas para diversos municípios do Piauí


Para este sábado (16), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas em parte das regiões Centro-Norte e Sul do Piauí. Segundo o órgão, pelo menos 42 cidades piauienses serão afetadas.

 A previsão é que neste sábado ocorra chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, bem como ventos intensos (40-60 km/h) nessas regiões. Os municípios piauienses que deverão ser atingidos são: 

Alto Longá, Altos, Barras, Barreiras do Piauí, Batalha, Beneditinos, Boa Hora, Boqueirão do Piauí, Cabeceiras do Piauí, Campo Largo do Piauí, Campo Maior, Cocal de Telha, Coivaras, Corrente, Cristalândia do Piauí, Curralinhos, Demerval Lobão, Esperantina, Gilbués, Jatobá do Piauí, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Luzilândia, Madeiro, Matias Olímpio, Miguel Alves, Monsenhor Gil, Morro do Chapéu do Piauí, Nazária, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Novo Santo Antônio, Palmeirais, Parnaguá, Pau D'Arco do Piauí, Porto, São Gonçalo do Gurguéia, São João do Arraial, Sebastião Barros, Teresina e União.

Inmet prevê baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O instituto orientou que, em caso de rajadas de vento, não se deve procurar abrigo debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas.

Apesar da diminuição das chuvas nos últimos dias, a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil – SEMDEF, mantém equipes plantonistas nas bases de apoio para atender quaisquer demandas oriundas dos números emergenciais.

“Permanecemos com nossas equipes da Defesa Civil e dos Bombeiros Civis de plantão 24h para atender toda a população teresinense nesse feriado de Semana Santa. Seguimos com a estratégia das bases na sede da SEMDEF e outra na SAAD Norte para garantir agilidade no atendimento”, afirma o gerente de operações da SEMDEF, Marcos Rolf.

O órgão se mantém preparado para atuar e atender a população em casos de alagamentos, enxurradas, inundações, desabamentos, e outros desastres naturais que necessitem de apoio profissional.

Famílias desabrigadas

O último Boletim Situacional da SEMDEF, divulgado no final da tarde de quinta-feira (14), informa que 776 famílias estão fora de suas residências. Ao todo, 57 famílias estão em abrigos disponibilizados pela prefeitura e outras 719 estão em casas de familiares.

Emergência

Em situações emergenciais ou em casos de dúvidas, o cidadão pode ligar para o telefone de emergência 199 da Defesa Civil ou para o fixo (86) 3223-7366. O atendimento via telefone é 24 horas, todos os dias da semana, incluindo feriados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...