7 de abr. de 2022

Cavalo-do-cão é o inseto com picada mais dolorosa do mundo; saiba o porquê


Eles podem ser conhecidos como marimbondo-cavalo, cavalo-do-cão ou marimbondo caçador. Com apelidos nada simpáticos, as pessoas se referem ao inseto, principalmente por ter a picada mais dolorosa do mundo. Para ter uma ideia, a ferroada desse tipo de vespa pertencente a família Pompilidae, do gênero Pepsis, chega a atingir o grau 4 Escala Schmidt, que mede a intensidade das picadas

Sendo assim, o mais alto quando o assunto é intensidade de dor. Mesndo sendo assustador, as pessoas não precisam ficar assustadas com possíveis ataques do inseto, isso porque as aranhas são, geralmente, o grande alvo deles.

Para quem não sabe, o marimbondo-cavalo é uma espécie de vespa típica em diversas regiões das Américas do Sul, Central e do Norte. Vale lembrar que, além dessa espécie, o gênero Pepsis tem ainda mais de 250 tipos diferentes de insetos.

O tamanho deste inseto pode chegar a aproximadamente 5 cm de comprimento, tendo patas que funcionam como um gancho na hora de prender a vítima. Em seus ataques,  ele usa o ferrão de quase 1 cm, praticamente todo cravado no corpo de sua presa.

Como outros invertebrados, o corpo deste inseto é dividido em cabeça, tórax e abdômen, tendo ainda um exoesqueleto rígido, pares de patas, asas e antenas. A estrutura de seu corpo é similar a de um besouro ou uma abelha, por exemplo.

entomologista Justin Schmidt desenvolveu a Escala Schmidt para medir a intensidade de dor causada pela picada de alguns insetos, sendo que os níveis variam de 1, para a ferroada menos dolorosa, e vai até 4, considerado o mais alto nível de agonia.

Para esclarecer melhor com base nessa escala, o cavalo-do-cão chegou a alcançar o grau 4. Após a picada, a dor é imediata e intensa, chegando a paralisar um ser humano adulto por 3 a 5 minutos. Se levar em conta que a ferroada de uma abelha está categorizada no grau mínimo, dá pra imaginar o quanto é dolorosa a picada deste inseto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...