7 de mar. de 2022

Imagem de satélite mostra fenômeno causador de chuvas intensas no Piauí

Uma imagem do satélite europeu Eumesat mostra atuação de um fenômeno natural que proporciona grandes volumes de chuvas no Nordeste. As regiões mais afetadas do Piauí é o Centro e Norte.

"Essas cores verde, laranja, vermelho identificam nuvens instáveis e nuvens de temporal. Uma concentração espetacular delas migrando do atlântico tropical, próximo da costa africana, para o Nordeste. Isso é chamado de Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que comanda a chuva no Nordeste no pico da estação", explica o professor Werton Costa, professor de climatologia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), nesta segunda-feira (07/03).

    Reprodução

Segundo o professor, este corredor ativo deveria está atuando na região Nordeste desde o final da primeira quinzena de fevereiro, mas ela foi bloqueada pelas condições térmicas e agora ela volta provocando grandes instabilidades. 

Werton informou que este fenômeno vai continuar comandando os processos chuvosos, principalmente na faixa Norte que vai do litoral ao Vale do Longá e Centro-Norte da Grande Teresina até ao Médio Parnaíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...