Neste 1º de março, o Hospital Dirceu Arcoverde (Heda) de Parnaíba inaugura os serviços de Neurocirurgia e Cirurgias Pediátricas com plantão 24 horas.
É um dos serviços aguardados pela população do Norte do estado, já que tem que se deslocar até 318 km para ter esse tipo de atendimento.
A inauguração acontece às 11h com a presença virtual do governador Wellington Dias (PT). O secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto está em Parnaíba acompanhando a solenidade.
Neurocirurgia
De acordo com Florentino Neto, o serviço de neurocirurgia representa um marco na região. “São serviços que vai tratar lesões dos pacientes que moram nestes municípios e sofrem algum tipo de trauma craniano, AVC (Acidente Vascular Cerebral) isquêmicos e hemorrágicos, em tempo hábil, reduzindo as sequelas neurológicas”.
A neurocirurgia é um procedimento realizado para tratar situações geradas por doenças do sistema nervoso central e periférico, tais como hidrocefalia, tumores, doenças vasculares, degenerativas, traumas crânio-encefálicos e lesões raqui-medulares passíveis que necessitem de uma abordagem cirúrgica.
Para a realização das neurocirurgias, o HEDA passa a contar com uma equipe de neurocirurgião com plantão 24 horas, atendimento e estrutura adequada para receber qualquer paciente com politrauma.
Florentino Neto afirma que hoje é um dia histórico para os parnaibanos.
“Através da sensibilidade do governador Wellington Dias, o serviço de neurocirurgia vai funcionar 24h na região de Parnaíba. Com isso, as lesões dos pacientes que moram nestes municípios e sofrem algum tipo de trauma serão reduzidas porque na neurocirurgia, o tempo é o maior aliado para conseguir diminuir qualquer sequela”.
Cirurgias Pediátricas
As cirurgias pediátricas podendo beneficiar cerca de 160 mil crianças, com idades de 0 a 14 anos, dos municípios que compõem a região da Planície Litorânea e a Região dos Cocais. Por meio do projeto, a Sesapi garantirá atendimento integral para patologias cirúrgicas dos recém-nascidos, crianças e adolescentes, descentralizado serviços que reduzirão as transferências de pacientes para a capital, contribuindo com a redução da morbimortalidade dos pacientes cirúrgicos e reduzindo as filas de cirurgias eletivas .
O serviço pediátrico do HEDA de Parnaíba será coordenado pelo cirurgião pediatra, Rogério Medeiros. As equipes de cirurgias pediátricas estarão preparadas para o atendimento de pacientes com cirurgias eletivas de Obstipação, Megacolon congênito, Dor abdominal, Hérnia inguinal, Hérnia umbilical, Hidrocele, Fimose, Testículo não descido, Anomalia anorretal, Atresias intestinais, Atresia de esôfago, Onfalocele, Gastrosquise, Anomalias penianas, Hipospádias, Refluxo gastro-esofágico, Colecistopatia crônica calculosa, Hérnia diafragmática, Tumores (neuroblastoma, tumor de Wilms, teratomas, rabdomiossarcoma), Malformações pulmonares, Urgências (invaginação intestinal, apendicite, torção de testículo), Apendicite, Colelitiase Procedimentos videolaparoscopicos e urológicos e endourologicos.
Com a implantação dos serviços de neurocirurgia e cirurgia pediátrica em Parnaíba, o Piauí descentraliza os serviços e atendimento de alta complexidade no interior, evitando o deslocamento para a capital e diminuindo a pressão na fila de regulação para cirurgias eletiva e para atendimento de todas as urgências e emergências.
O secretário afirmou que é a realização de um sonho ter atendimento cirúrgico 24 horas para crianças na região litorânea. “Com a implantação do serviço serão reduzidas as transferências para Teresina, agilizando o atendimento. Em 2019, cerca de 224 crianças foram transferidas para a capital para receber atendimento porque não tinha na região de Parnaíba. A média era de 20 pacientes por mês”, afirma Florentino Neto.
Flash Yala Sena (Com informações da Sesapi)
redacao@cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.