O climatologista Werton Costa detalhou 4 mapas de previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) dos períodos de 24, 48, 72 e 96 horas (quatro dias). Segundo a previsão, a condição de veranico, um fenômeno caracterizado por temperaturas elevadas, deve continuar por mais alguns dias. Confira os mapas abaixo!
Os mapas do INMET mostram uma diminuição de chuvas que o Piauí já está enfrentando desde os últimos dias de janeiro deste ano. Esse estado é uma consequência da retração ou afastamento do corredor de umidade no território piauiense.
"A cor branca nos quatro mapas mostra que a maior parte do nordeste vivencia uma condição de tempo firme, com muito sol, incremento do calor e aumento da taxa de evaporação", explicou Werton Costa. Nesta terça-feira (1º), a chuva está deslocada em maior quantidade para a faixa amazônica, no Norte, e para a região do Sudeste.
Embora o momento chuvoso tenha dado uma trégua, esse quadro não deve persistir durante o mês de fevereiro. "Nós vamos ter mais de uma semana sobre uma condição de veranico para a maior parte dos municípios do Piauí, principalmente os municípios sertanejos, municípios da faixa Norte. Mas, se observarmos o mapa, podemos ver com muita nitidez que no 4° dia já existe uma boa entrada de umidade na Microrregião do Médio Parnaíba", disse.
Como também aponta o 4º mapa, há uma sinalização de umidade no extremo Sul piauiense. Ou seja, apesar da condição de veranico, não estão descartadas as chuvas esporádicas, pontuais e de pequeno volume.
"É bom frisar que ainda na semana passada, o INMET e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) divulgaram a previsão otimista para o homem do campo, com volumes consideráveis de chuvas no trimestre fevereiro, março e abril", comentou o climatologista.
Mapas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.