11 de fev. de 2022

Centro Municipal de Castração já realizou quase 100 cirurgias em gatos e cães de Parnaíba


As cirurgias em cães e gatos realizadas no Centro Municipal de Castração de Parnaíba, tiveram início como um projeto piloto no mês de janeiro, quando foram feitas 48 castrações. O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Parnaíba (CCZ), Victor Dourado, adiantou que no mês de fevereiro o número de procedimentos cirúrgicos será superior ao de janeiro.

“Já estamos com a agenda de fevereiro e março lotada, pois a procura está sendo muito grande. Hoje mesmo eu recebi cerca de 130 mensagens no número do WhatsApp destinado para este fim. É um trabalho gigantesco que está sendo possível realizar em Parnaíba mediante esforço conjunto do prefeito Mão Santa, da secretária de Infraestrutura Gracinha, da secretária de Saúde Leidiane, da equipe do Fundo Municipal de Saúde e dos profissionais diretamente envolvidos nos atendimentos. Um ponto importante a destacar é que o controle populacional com os serviços prestados pelo Centro Municipal de Castração acontecerá a longo prazo, ou seja, conseguiremos fazer este controle aos poucos”, informou o coordenador do CCZ.

Em virtude da grande demanda, somada a imensa carga de sedativos que precisam ser usados, Dourado explica que foi preciso destinar dois dias para atendimento à população (às terças e quintas) e um dia para as ONGs e protetores de animais (aos sábados).

O Centro Municipal de Castração de Parnaíba está situado na Rua das Palmeiras, no Bairro Catanduvas, num prédio anexo ao Centro de Controle de Zoonoses. Para ter acesso ao serviço gratuitamente, o tutor ou entidade responsável pelo animal necessita ir presencialmente ao local nos dias informados no início da reportagem, munido da cópia do documento de identidade, comprovante de renda de até um salário mínimo e meio e comprovante de residência em Parnaíba. Estão sendo castrados animais de cinco meses a oito anos de idade.

“Muitas pessoas têm dúvidas sobre o comprovante de renda, então, informo que este comprovante pode ser não somente o contracheque, mas também o cartão do Bolsa Família, o extrato de algum auxílio recebido do Governo ou carteirinha de estudante para ter acesso ao serviço de forma gratuita”, explicou.

A equipe do Centro Municipal de Castração é composta por dois médicos veterinários, um técnico, um recepcionista e um profissional de serviços gerais. O número de WhatsApp disponibilizado pelo município é (86) 99582-1688 (às terças e quintas).


Da Redação do Blog do Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...