A coluna apurou quais são os partidos viáveis para 2022 na formação de bancadas na Alepi. Com a entrada de Bolsonaro no PL, a sigla perde lugar na estratégia proporcional da base governista, que mantêm agora apenas partidos competitivos: PT, MDB, PSD e Solidariedade.
Números
Neste caso, o MDB, se absorver um chapão com Flávio Jr., Janaína Marques, Nerinho e Gessivaldo Isaías, pode eleger até 12 deputados. O PT, nesse cenário da 8, o PSD elegeria três e o SDD, um. O deputado Evaldo Gomes, presidente do SDD no Piaui, confrontado com a lista, diz que o partido elege mais deputados estaduais pois tem mostrado um crescimento nos últimos anos.
Depende
Os cálculos devem mudar com a ida de vários nomes do PL para o PSD, que pretende eleger mais deputados incluindo Carlos Augusto e Dr.Hélio. O grupo veta Fábio Xavier pois acredita que no novo partido só há chapa para eleger Carlos, Hélio, Georgiano e Tiago Vasconcelos e outro nome de mandato iria competir com eles. Pela oposição, o Progressistas poderia eleger seis deputados.
Por Sávia Barreto\MN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.