18 de dez. de 2021

Piauí desponta como celeiro de novos talentos do esporte

Um celeiro de talentos no esporte. Assim pode ser definido o Piauí que agora tem a medalhista olímpica Sarah Menezes como técnica da Seleção Brasileira de Judô. No futebol, piauienses já participaram da seleção brasileira e o estado tem boas equipes de futebol.

Outras modalidades esportivas também têm conquistado a garotada e no início de dezembro, Pedro Augusto Craveiro de Resende, 13 anos, e Isabelle Maria Alexandre de Oliveira, 12 anos, disputaram o Campeonato Brasileiro de Caiaque e Canoagem de Velocidade, em Cascavel, no Paraná, evento realizado entre 2 a 5 de dezembro. Isabelle foi medalha de bronze na competição na categoria mini C1, para menores de 12 anos.

Na competição, Pedro ficou em sexto lugar, em seis meses de trabalho, Til diz que o adolescente concluiu a prova de mil metros. "Nosso objetivo era concluir a prova", diz. Já Isabelle disputou 500 metros e foi direto para a final. "Chegou em terceiro lugar, ficou com o bronze, foi um feito histórico, pois pela primeira vez numa competição nacional, já conseguiu medalha.

Segundo o professor, treinador e educador físico, Francisco Saraiva das Neves, mais conhecido por Til Neves,  que treina 42 alunos de 8 a 15 anos, que fazem parte da Iporanga Canoagem, uma escola que visa a formação de atletas de canoagem.

A Associação Iporanga Clube, segundo Til, foi fundada em 2018, em José de Freitas. Tudo é muito novo para esses atletas que tiveram pouco tempo de treino. Para o campeonato foram seis meses apenas.

"A Iporanga Clube é a primeira escola de canoagem do Piauí, treinamos três vezes por semana na Barragem do Bezerros", diz Til, declarando que o ouro conquistado por Isaquias Queiroz na Olimpíada de Tóquio estimulou o interesse dos adolescentes e também citando a visita à escola do medalhista paralímpico brasileiro na Paralimpiada de Tóquio, o picoense Luiz Carlos Cardoso.

Apoio do Ministério Público

"Somos a primeira escola de canoagem no Piauí", diz Til Neves, destacando o apoio do Ministério Público do Estado, por meio do promotor Dr. Flávio Teixeira, mentor do projeto de canoagem Iporanga e também da Prefeitura Municipal de José de Freitas.

Para 2022, Til Neves planeja participar do Brasileiro e continuar trabalhando. "Temos três objetivos, trabalhar a cidadania, o meio ambiente, pois precisamos do meio ambiente preservado e em terceiro, a formação de atletas", diz, enfatizando que no projeto, a educação é levada a sério. "Visitamos as escolas uma vez por mês para avaliarmos a situação, o comportamento e as notas dos alunos", diz, destacando o apoio do presidente da Associação e coordenador geral de Educação, Veridiano Aguiar.

Til Neves comenta que o impacto da canoagem é grande e importante por não deixar os adolescentes ociosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...