16 de dez. de 2021

Filha de Mão Santa diz que áudio e ameaças representam "desgoverno do PT"

Nesta quarta-feira (15/12) viralizou nas redes sociais e imprensa local um áudio no qual um suposto criminoso ameaça de morte o prefeito Mão Santa. A filha do gestor, Gracinha de Moraes Sousa Nunes, que é Secretária de Infraestrutura de Parnaíba (SEINFRA), comentou o caso em um perfil no Instagram e disse, entre outras coisas, que "este áudio representa o clima de insegurança pública que vive Parnaíba".

No áudio espalhado, o criminoso diz: "Polícia véa fuleragi, esse Mão Santa aí tá é com nada, rapá, é um otário, só gosta de comer dinheiro é no mole, pois é, qualquer hora o Mão Santa aí tá sendo derrubado".

Ouça o áudio com a ameaça abaixo:

A filha do prefeito disse que vê os áudios como algo "plantado" e um "recado pro desgoverno do PT". Ela também usou letras garrafais e fez apelo para que Parnaíba deixe de ser "cidade maravilhosa para se tornar uma cidade perigosa".

"Mão Santa nunca sofreu nenhum atentado e estes áudios de internet são, por nós, vistos como um áudio plantado, dando um recado pro desgoverno do PT em nossa cidade. Este áudio representa o clima de insegurança pública que vive Parnaíba. Na verdade, o meliante está dando um recado para este desgoverno que aí está. A polícia está desacreditada por falta de estrutura e falta de investimento do desgoverno do Estado. Parnaíba é uma cidade maravilhosa e tem que se unir e exigir destes deputados, senadores e vereadores da base do governo do estado que não deixem este desgoverno transformar nossa cidade de cidade maravilhosa para cidade perigosa!", comentou. 

Prefeito assassinado

Cabe lembrar que as ameaças ao Mão Santa acontecem 17 dias após um prefeito piauiense ser executado a tiros. José Ribamar de Araújo Filho, o Zé Filho (Progressistas), foi assassinado no último dia 28 de novembro ao sair de um jogo de futebol na cidade de Madeiro. O ex-prefeito teria sido morto pelo próprio sobrinho, que se encontra preso.

Criminalidade

Desde a última sexta-feira (10/12), oito pessoas foram assassinadas por disparos de arma de fogo em Parnaíba. Todos os crimes foram divulgados no Portal RP50. Ao todo, são oito homicídios em apenas seis dias. 

Após cinco assassinatos somente no último final de semana, a Secretaria de Segurança Pública decidiu trocar o comando do 2º Batalhão de Polícia Militar de Parnaíba na segunda-feira (15/12). Além disso foi destacado efetivo com 60 policiais a mais para o município, contudo, nada disso parece ter sido suficiente para frear a criminalidade. 

De segunda para hoje, a cidade registrou um homicídio por dia. Além disso, uma criança de oito anos foi baleada após a polícia ser recebida a tiros na noite de ontem (14/12), no bairro São Vicente de Paula.

Índices

O município de Parnaíba está situado 337 quilômetros ao Norte de Teresina e somente este ano registrou 81 homicídios, enquanto em 2020 foram 30. Os dados representam um aumento de 158% na taxa de assassinatos no município.

Força Nacional

No dia 16 de setembro, o prefeito Mão Santa, emitiu documento solicitando a presença da Força Nacional ao município de Parnaíba, no que não foi atendido. Ele havia convocado em caráter de urgência uma reunião com os representantes das forças de segurança (Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil), o presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, o procurador geral do município de Parnaíba e, secretários municipais, para discutir uma solução contra a crescente onda de violência e assassinatos na cidade.

É público que Parnaíba e o litoral piauiense vivem uma escalada da violência. Em julho deste ano, durante a divulgação dos resultados da Operação Dionísio II, deflagrada pela Polícia Federal, representantes da instituição afirmaram em entrevista que "pelo menos 40 assassinatos na região foram motivados pela guerra entre as facções rivais Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC).

Em setembro, nossa equipe divulgou vídeo em que pelo menos oito bandidos armados e encapuzados fizeram um arrastão a diversos veículos na PI-116, bairro Ilha Grande de Santa Isabel, em Parnaíba. A filmagem mostra a quadrilha chegando a um posto de combustível, alguns dos criminosos vão para a pista e interceptam veículos que passavam pelo local, tomando celulares e outros pertences das vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...