Estimados amigos da nossa Academia, este importante assunto sobre a situação em que se encontra a estátua do nosso herói da Independência do Piauí, Simplício Dias da Silva, gostaria de de ressaltar que nossa cidade de Parnaíba precisa lhe dar melhor atenção inclusive com uma estátua de melhor qualidade que faça jus à sua grandeza histórica.
Acabo de lhes mandar neste espaço o "Monumento 24 de Janeiro", com "Memorial", recentemente inaugurado em Oeiras, enaltecendo Manoel de Sousa Martins (Visconde da Parnaíba), primeiro Presidente da Província do Piauí, agraciado com uma reprodução bem feita de sua constituição física.
No Memorial, e na placa de inauguração, ressalta-se a ADESÃO do Piauí ao Grito do Ipiranga, ocorrido no dia 24.01.1823.
Não podemos continuar sem dar relevância a estátua de Simplício Dias da Silva em nossa cidade. Assim, contente por essa oportuna discussão iniciada por nosso estimado confrade Gallas, proponho:
1. A inclusão da estátua de Simplício Dias da Silva em lugar de destaque. Este lugar já existe: Centro Cívico!!! Basta que se contrate o mesmo arquiteto que o concebeu, Regis de Athayde Couto, para fazer o projeto de adequações necessárias para a aposição de um novo monumento com a reprodução de melhor qualidade da estátua de Simplício Dias da Silva.
2. Além disso, o Centro Cívico tem lugar para instalar um Memorial da Independência do Piauí, com o protagonismo de Simplício Dias da Silva. Para tanto, poderá contar com farto material de pesquisa dos nossos Historiadores. Diderot Mavignier retrata com riqueza de informações toda a participação dos piauienses no episódio da Independência, sob a liderança de Simplício Dias da Silva. Basta que se confira o excelente livro "Maçonaria". Infelizmente esta bela obra continua desconhecida pela grande maioria dos parnaibanos. Até mesmo entre nós, quem o leu?
3. O atual Prefeito de Parnaíba é nosso confrade da Academia Parnaibana de Letras. Com certeza não se negará a dar importância e urgência no acolhimento de nossas sugestões.
4. Outras lideranças, outras instituições, inclusive a Fecomercio, poderão contribuir para fazermos uma homenagem de qualidade a Simplício Dias da Silva com a relevância que ele ocupa em nossa cidade e no Piauí.
Sugiro seja formada uma comissão da APAL, sob a liderança do nosso Presidente José Luís de Carvalho, nela incluído o arquiteto Régis de Athayde Couto, o historiador Diderot Mavignier, o Presidente do IHGGP, além de representações intelectuais, voluntários, representações das universidades, existentes em Parnaíba, de modo a dar o merecido tratamento que se deve dar ao nosso herói Simplício Dias da Silva, que não merece (e nem pode) ficar relegado ao esquecimento.
Espero estar contribuindo para um melhor tratamento que se deve dar à importante estátua de Simplício Dias da Silva, que, repito, merece ser substituída por uma outra de melhor qualidade.
"Ó, PARNAIBA, teu nome exprime em nosso peito ardor sublime!"
Fernando Basto Ferraz.
04.11.2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.