14 de nov. de 2021

Morre o professor Benedito Raimundo Alves Pereira, responsável pela criação da Lagoa do Bebedouro

Faleceu neste domingo (14) o engenheiro, professor e um dos dos professores fundadores da Universidade Federal do Piauí - Campus Ministro Reis Veloso e do curso de Administração, Benedito Raimundo Alves Pereira.

Em maio do ano passado o docente e engenheiro foi homenageado pelo prefeito Mão Santa (DEM) com o Diploma e com a Medalha do Mérito Municipal em razão de seus relevantes serviços prestados à cidade de Parnaíba.

O professor e engenheiro Benedito Raimundo Alves Pereira foi secretário de Infraestrutura na primeira gestão municipal de Mão Santa, ainda no final da década de 80. Neste período ele foi o responsável por transformar o Baixão do Bebedouro em Lagoa do Bebedouro. Um grande feito que ficou para a posteridade.

Conheça a história do nascimento da Lagoa do Bebedouro

Em 1960 era governador do Piauí o parnaibano Francisco das Chagas Caldas Rodrigues tendo como prefeito de Parnaíba seu irmão, José Alexandre Caldas Rodrigues. Para beneficiar a próspera indústria de cerâmicas no Igaraçu o governador autorizou a pavimentação poliédrica de cerca de quatro quilômetros ligando Parnaíba ao povoado Igaraçu onde existia uma grande indústria de cerâmica (telhas), a Fábrica Cortez.

Mas tinha um empecilho para a concretização do projeto que era um alagadiço  que recebia águas de um olho d'água no verão e que se misturava com as águas do Rio São José no inverno formando um pequeno lago onde hoje é a Lagoa do Bebedouro, para solucionar esta questão foi feito um grande aterro ligando a "Cidade sem Deus" ou "Cidade dos Paus" que hoje é parte do bairro Santa Luzia ao povoado Cata-vento, hoje Bairro São Vicente de Paula.

Após a construção da parede do aterro com um sangradouro para despejar o excesso das águas no Rio São José, principalmente no período invernoso, o lago ficou bem maior. A obra foi realizada pela Construtora Atalaia, tendo como engenheiro Dr. Benedito Raimundo Alves Pereira.

A direção da universidade divulgou uma nota lamentando a partida do ilustre professor e cidadão. Confirma a nota abaixo:

A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí - Regional Parnaíba, manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do professor titular aposentado Benedito Raimundo Alves Pereira, ocorrido neste domingo (14/11/2021). Benedito era engenheiro civil e foi um dos professores fundadores da Universidade Federal do Piauí - Campus Ministro Reis Veloso e do curso de Administração, o esteve lotado e ministrou a disciplina de matemática, inclusive em outros cursos. O professor Benedito Raimundo Alves Ferreira também foi professor fundador da ADFPI Regional Parnaíba.

Aos familiares e amigos, externamos nossos votos de paz e solidariedade neste momento de dor e perda.


Com informações do Jornal da Parnaíba e do Tribuna de Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...