No Piauí, 158 associação não dissipada nenhum novo caso de Covid-19 nos últimos 15 dias. A information faz parte de um levantamento feito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e é atualizado com dados da noite de sexta-feira (1º).
Por outro lado, dos 11 territórios de saúde piauienses, quatro voltaram a apresentar aumento nos números de casos novos, conforme apontou o estudo.
São eles as regiões habituais como Entre Rios, Carnaubais, Vale dos Rios e Itaueiras e Vale do Sambito, que compreendem as zonas de Teresina, Campo Maior, Floriano e Valença.
Segundo o pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UFPI, Emídio Matos, os dados revelam um cenário positivo e outro negativo para o Piauí. Para ele, existe o aumento de incidência no centro do estado, enquanto as demais áreas estão em queda.
De acordo com o professor, chama atenção o fato de que os municípios mais populosos foram aqueles que registraram a maior concentração de novos casos. “É ruim porque são cidades populosas, então, existe uma chance maior de aumentar a transmissibilidade”, avaliou.
Emídio Matos ressaltou a importância da testagem da população para que seja viável o acompanhamento dos novos casos de coronavírus no estado, principalmente, neste momento em que o governo do estado avaliado intensificar a reabertura de novos setores da economia.
“Quanto mais se faz reabertura maior a necessidade para verificar se está impactando em novos casos. A recomendação que damos ao Conselho de Operações Emergenciais é para que a reabertura seja planejada de forma que dê para observar se cada seguimento da retomada está impactando ou não em novos casos, para que a partir disso possa se avaliar novas etapas por seguimento ”, frisou .
Veja a lista com taxa de incidência nos municípios
Flash Paula Sampaio
redacao@cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.