Pesquisa do Instituto Amostragem, divulgada na sexta-feira (17), mostra que o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB), lidera as intenções de voto para governador. A pesquisa mostra ainda o crescimento do nome do secretário de Estado da Fazenda e coordenador do ProPiaui, Rafael Fonteles (PT), que aparece tecnicamente empatado com o senador Ciro Nogueira (PP) e supera a deputada federal Iracema Portela.
Na pesquisa espontânea, quando não é apresentado o nome do provável candidato, o governador Wellington Dias (PT) aparece na frente, com 14,76% das intenções de voto. Silvio Mendes e Rafael Fonteles aparecem tecnicamente empatados dentro da margem de erro, com 6,15% e 5,01%, respectivamente.
O ex-prefeito de Teresina já diz abertamente “estar disponível” para ser candidato a governador e percorre o estado em pré-campanha, enquanto Rafael Fonteles nada disse até agora sobre eventual candidatura. Ciro Nogueira, que já fez até lançamento de pré-candidatura, foi lembrado por apenas 3,69% e Iracema Portela, que também percorre o estado em pré-campanha, foi citada por 0,97% dos entrevistados.
Não sabe ou não quis opinar representa 57,82% dos entrevistados e 7,12% não responderam nenhum nome. Os que disseram votar branco ou nulo somam 1,67%.
De acordo com a pesquisa, 12,48% disseram não votar em nenhum desses, 8,79% não sabem ou não quiseram opinar, e 2,2% votariam nulo ou branco. A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 7 de setembro, com 1.138 entrevistados acima de 16 anos distribuídos em 49 municípios do Piauí.
Contabilizados só os votos válidos, quando são excluídos os votos nulos e brancos, Sílvio Mendes teria 29,74%, Ciro Nogueira tem 20,21% e Rafael Fonteles 17,8%. Iracema Portela e João Vicente Claudino aparecem com 13,66% e 13,2%, respectivamente; e Gessy Fonseca com 5,4%.
WELLINGTON É O MAIOR LIDER POLÍTICO
O governador Wellington Dias é apontado como o maior líder político do Piauí por 34,62% dos entrevistados na pesquisa do Instituto Amostragem. É mais de cinco vezes os 6,33% que apontaram Ciro Nogueira como maior liderança. Outros 1,85% responderam Lula; 1,41%, Mão Santa; e 0,88%, Silvio Mendes.
Fonte: MN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.